Pandemia

Policiais militares sentem receio de contrair a Covid-19

Três policiais morreram em menos de sete dias com suspeita da doença e há denúncia de "homens" da tropa sentindo sintomas, mas que estão trabalhando

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Policiais militares da Cavalaria fazendo ronda na Praça Gonçalves Dias; tropa está com medo de ser infectada
Policiais militares da Cavalaria fazendo ronda na Praça Gonçalves Dias; tropa está com medo de ser infectada (Policiais com medo do coronavírus)

Os policiais militares que no momento, além de realizarem o policiamento ostensivo, também estão na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, sentem receio de ser vítimas dessa enfermidade. Houve uma denúncia anônima que há militares, inclusive, do interior do estado, que foram infectados pelo novo coronavírus, mas, estão trabalhando normalmente. Em um intervalo de menos de sete dias, três policiais vieram a falecer com suspeitas da Covid-19

A tropa militar continua trabalhando nas ruas 24 horas, nos hospitais e até mesmo acompanhando o serviço de fiscalização das equipes da Vigilância Sanitária nos diversos pontos da Grande Ilha. Os militares estão usando máscara, mas, a maioria não possui luvas, que, no momento, são consideradas como utensílio de proteção essencial.

Também houve a denúncia anônima que apenas os policiais infectados por Covid-19, apresentando dificuldades de respirar, que são retirados da escala de serviço, quando há muitos que estão trabalhando apresentando sintomas de gripe como também de outras viroses.

Baixa

Na tropa militar, durante a semana passada, houve o registro de três baixas sob a suspeita de Covid-19, sendo um caso na capital maranhense. Uma das mortes ocorreu no sábado, 25, e a vítima foi o subtenente Marcos Chagas.

O policial militar estava internado no Hospital do Servidor, localizado na área da Cidade Operária, e ficou constatado uma mancha no pulmão. Ele serviu as unidades do 4ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), 1º BPM, Radio patrulha, 9º BPM e atualmente estava no Gabinete Militar.

No dia 23 já tinha tido a morte do sargento Márcio Glauco. A corporação militar informou, em nota, que o sargento tinha ingressado na polícia, por meio de concurso público, no ano de 2001.

No momento, ele estava lotado no Batalhão de Polícia Militar de Turismo (Bptur) e sempre se destacou por sua conduta ilibada e realizava suas atividades com dedicação e afinco.

Também o sargento Carlos César Silva Pereira morreu sob suspeita de Covid-19 no último dia 18. Ele era lotado no Batalhão de Choque e chegou a ficar internado por mais de 20 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital do Servidor.

Isolamento

O sargento da Polícia Militar do Maranhão, José de Ribamar Pinto Santos, lotado na Companhia de Polícia de Guarda da Polícia Militar, contraiu a Covid-19, no dia 3 de março deste ano. Ele apresentou sintomas como tosse seca, dores de cabeça, garganta inflamada, febre alta, calafrio, dores no corpo, dores abdominais, falta de paladar e olfato.

O militar fez o exame, deu positivo e foi recomendado que fizesse o tratamento em sua casa, onde manteve-se isolado em um quarto separado com os cuidados redobrados e sem contato físico com os seus outros familiares. Após o período de 15 dias, ele não apresentou mais os sintomas da doença.

O Estado entrou em contato com a assessoria de Comunicação do governo para saber se a denúncia procede como ainda saber quais as orientações e as medidas de prevenção adotadas para toda a corporação militar, mas até o fechamento desta edição não tinha obtido resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.