Arte

Itaú Cultural abre inscrições para cursos em EAD

Cursos são voltados a produtores, agentes culturais, artistas e pesquisadores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Dione Carlos ministra curso Dramaturgia Negra: A Palavra Viva
Dione Carlos ministra curso Dramaturgia Negra: A Palavra Viva (Dione Carlos)

SÃO PAULO- O Itaú Cultural intensificando suas ações online dedicadas à formação e começa a semana com a abertura de inscrições para dois cursos. Nos dias 28 e 29 (terça-feira e quarta-feira), a organização recebe inscrições para a segunda turma de ensino à distância (EAD) Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, direcionado a artistas, dramaturgos, pesquisadores e estudantes de todo o país. E a partir de 29 de abril (quarta-feira), às 10h, até se esgotarem as vagas, estarão abertas as inscrições para Cultura e Desenvolvimento, realizado pelo Observatório Itaú Cultural e voltado para a relação entre estes dois conceitos importantes para o campo da gestão e das políticas culturais.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.itaucultural.org.br, onde também serão divulgadas as listas de selecionados. No dia 6 de maio, os que participarão do curso Cultura e Desenvolvimento, que será realizado nos dias 12, 19 e 26 de maio e 2 e 9 de junho (terças-feiras). No dia 8, os do EAD Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, cujo curso acontece de 11 de maio a 23 de junho, em quatro módulos de 10 dias.

Dramaturgia Negra

Depois de uma primeira edição de sucesso – foram 247 inscritos para as 40 vagas disponibilizadas e aulas realizadas entre janeiro e março deste ano –, o Itaú Cultural abre a segunda turma do curso de ensino à distância (EAD) Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, direcionado a artistas, dramaturgos, pesquisadores e estudantes com experiência, profissional ou amadora nas artes cênicas. A proposta é possibilitar discussões e estudos a respeito da dramaturgia negra com foco multicultural, refletindo sobre influências desde o teatro egípcio até a dramaturgia negra contemporânea, além das heranças indígenas-afro-brasileiras.

A dramaturga Dione Carlos, formada pela SP Escola de Teatro e que tem 15 textos encenados, comanda novamente a ação, que foi criada inspirada pela convocatória a_ponte: cena do teatro universitário, a qual nos dois últimos anos mobilizou este público com o chamamento para a inscrição de espetáculos criados no ambiente da formação.

Ela conduz o cronograma do curso, que conta com um período de ambientação do aluno na plataforma digital, seguido pela sequência de quatro aulas que incluem vídeo-aula, aula escrita e leitura. A interação tem continuidade, ainda, por meio da escrita de cenas curtas, com devolutiva do corpo pedagógico.

As aulas seguem as temáticas da primeira turma: As Matrizes Negras da Dramaturgia, Entre Teatros e Dramas: Universos Cênicos, Teatro Brasileiro: Indígenas e Negros como os Primeiros Atores e Dramaturgias e Escrevivências. Ao longo desse período, os alunos pesquisarão, ainda, as influências predominantes nas obras de três dramaturgas contemporâneas: Fernanda Júlia Onisajé, da Bahia, Viviane Juguero, do Rio Grande do Sul, e Cristiane Sobral, do Distrito Federal.

Como o anterior, este curso de ensino à distância é ministrado online. Para entrar no processo de seleção para uma das 40 vagas, no momento da inscrição, é necessário preencher o formulário com currículo e carta de interesse.

Cultura e Desenvolvimento

Direcionado a produtores, agentes culturais, artistas, pesquisadores e professores com experiência profissional na área cultural, Cultura e Desenvolvimento dedica-se ao debate amplo e antigo da relação entre os dois conceitos que dão nome ao curso. Ele é ministrado por professores de diferentes segmentos e formações na área cultural: Adriana Barbosa, gestora de eventos e idealizadora da plataforma Feira Preta, Alfons Martinell, professor emérito da Universidade de Girona, o sociólogo mexicano Enrique Glockner, a jornalista e ativista cultural Marta Porto, e Paula Moreno, ex-ministra da Cultura da Colômbia

As aulas, online, serão realizadas a partir do dia 12 de maio – data que marca, também, o lançamento da edição 27 da Revista Observatório Itaú Cultural com esse tema –, a proposta é provocar os participantes a fazer uma reflexão sobre como a cultura pode ser capaz de influenciar de forma relevante a Agenda 2030 – conjunto de objetivos e metas criado em 2015, em encontro na sede da ONU, e que integram um plano de ação para erradicar a pobreza e proteger o planeta.

A partir dessa temática, são apresentados conceitos fundamentais para uma análise da perspectiva do desenvolvimento a partir da cultura, assim como propostas que consideram a cultura como um pilar do desenvolvimento sustentável. O olhar para esta reflexão também se volta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir de uma perspectiva cultural, e à definição de estratégias para uma maior incorporação da cultura no objetivo global do desenvolvimento sustentável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.