Luto

Jorge Navalha deixa grande legado para a capoeira do Maranhão

Mestre morreu após procedimento cirúrgico no qual sofreu um infarto e não resistiu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Jorge Navalha deixou legado para a capoeira
Jorge Navalha deixou legado para a capoeira (jorge navalha)

SÃO LUÍS- O berimbau ainda chora a morte do capoeirista Jorge Luiz Lima de Souza, ocorrida no dia 15 de abril. Jorge Navalha deixou amigos e discípulos da capoeira. Ele passou por um procedimento cirúrgico, sofreu um infarto e não resistiu.

Mestre Jorge Navalha, nasceu em 8 de Abril de 1963, na cidade de São Luís, onde iniciou sua trajetória. Seguidor do Mestre Patinho, Jorge Navalha começou a gingar nas rodas de capoeira em 1974, no bairro Maranhão Novo, junto com Mestre Pirrita. Na década de 1980, a área Itaqui-Bacanga recebe o seu legado quando os Mestres Jorge e Pirrita fundam o grupo de Capoeira Filhos de Aruanda, hoje Associação de Capoeira Filhos de Aruanda.

Foi técnico da seleção Maranhense de Capoeira nos Jogos Escolares Brasileiros, diretor de Arbitragem da Federação Maranhense de Capoeira (FMC) e ministrou aulas de aulas em diversos bairros da cidade. Graduou os Mestres Juvenal, Erasmo, Kadico, Kaka, Ary; e os Contra-Mestres Nelson, Pedro, Neto, Reginaldo, Ademarques, Roberto, Francinaldo.

O mestre Jorge Navalha era diretor técnico da Federação Maranhense de Capoeira e membro do Conselho de Mestres da Salvaguarda da Capoeira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.