Aviação

Embraer reajusta produção após fim do acordo com a Boeing

Empresa acrescentou, em um comunicado, que terminou 2019 com uma "sólida posição de caixa" e não tinha "dívida significativa para os próximos dois anos"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Embraer trabalha para ajustar os seus níveis de produção e as despesas de capital para economizar recursos
Embraer trabalha para ajustar os seus níveis de produção e as despesas de capital para economizar recursos (embraer boeing aviação)

SÃO PAULO - A fabricante de aviões brasileira Embraer SA EMBR3.SA informou nesta domingo, 26, que, após o fim do acordo de 4,2 bilhões de dólares com a Boeing, anunciado no final de semana, trabalha para ajustar os seus níveis de produção e as despesas de capital para economizar recursos.

A empresa acrescentou, em um comunicado, que terminou 2019 com uma “sólida posição de caixa” e não tinha “dívida significativa para os próximos dois anos”.

“Estamos tomando medidas adicionais para preservar nossa liquidez e manter nossas finanças sólidas durante esses tempos turbulentos”, acrescentou a empresa.

Medidas

Outras medidas incluem ajustes no estoque, extensão dos ciclos de pagamento, redução de despesas e busca de financiamento, disse a Embraer.

O acordo entre a Embraer e a Boeing foi anunciado há quase dois anos. As empresas estavam em fase final de fechamento da negociação antes da Boeing tomar a iniciativa de desfazer o acordo. A Boeing deveria controlar 80% da divisão de aviação comercial da Embraer, que fabrica aviões de até 150 assentos.

A Boeing e a Embraer já haviam recebido a aprovação dos organismos antitruste de todos os governos necessários, exceto a União Europeia, e a Embraer gastou milhões criando o segmento de negócios que a Boeing assumiria.

A empresa brasileira, terceira maior fabricante de aviões do mundo, via o acordo como necessário para sua sobrevivência a longo prazo, a medida que o duopólio da Boeing-Airbus se fortalecia.

Em um comunicado divulgado no sábado, a Embraer afirmou que a Boeing rescindiu “indevidamente o Acordo Global da Operação e fabricou falsas alegações como pretexto para tentar evitar seus compromissos de fechar a transação e pagar à Embraer o preço de compra de U$ 4,2 bilhões.”

A empresa brasileira afirmou ainda que irá buscar as “medidas cabíveis” para ser ressarcida pelos dados causados pela decisão da Boeing. As informações são da Agência Reuters.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.