Preocupação

Leitos de UTI do Município no Hospital Universitário estão cheios

A informação foi apurada por O Estado com fontes na Prefeitura de São Luís; até o fim desta semana, a Semus deve anunciar a expansão em 100% nos leitos na unidade federal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Unidade federal ocupou os leitos da Prefeitura de São Luís
Unidade federal ocupou os leitos da Prefeitura de São Luís (Unidade federal ocupou os leitos da Prefeitura de São Luís )

Os 20 leitos de UTI do Município no Hospital Dutra para o auxílio ao combate à Covid-19 na capital maranhense estão ocupados. A informação foi apurada por O Estado com fontes na Prefeitura de São Luís.

Até o fim desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deve anunciar a expansão em 100% nos leitos na unidade federal. A Semus está fazendo ainda o monitoramento em tempo real e de forma remota, 24 horas, do atendimento realizado pelas equipes de saúde no Hospital da Mulher, unidade que, por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, é referência da rede municipal no atendimento a pacientes com Covid-19.

A ação é possível graças a uma ferramenta que disponibiliza para acompanhamento interno na sede da Semus, as imagens dos profissionais em atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, onde estão sendo tratados os casos mais graves.

Além das imagens da UTI, a ferramenta também informa o estado de saúde dos pacientes internados no setor e no departamento clínico (onde estão os casos menos graves). São oito câmeras que mostram ainda imagens de outros setores do Hospital da Mulher, como enfermarias, recepção, almoxarifado e estacionamento.

O objetivo do suporte técnico, neste caso, é manter a atenção aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com a Covid-19 durante 24 horas. “Desta forma, é possível acompanhar a evolução dos pacientes, quais tratamentos aplicados e quais correções a serem feitas na rotina e atendimento. É o uso inteligente da tecnologia a serviço do poder publico”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.

Em geral, o atendimento é feito a pessoas oriundas de unidades de pronto atendimento e cujas situações exigem suporte médico mais especializado. No total, 200 profissionais (sendo 130 no período da manhã e outros 100 profissionais durante a noite) estão no suporte na unidade municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.