Proposta

Deputados defendem fiscalização de ações de combate à Covid-19

Tema ganhou mais destaque durante a semana, após declaração controversa de Flávio Dino sobre ocupação de leitos e possível lockdown em São Luís

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(Divulgação/leitos)

Deputados de oposição no Maranhão devem somar esforços nos próximos dias pela criação de uma comissão de fiscalização dos leitos - de UTI e clínicos - exclusivos para pacientes de Covid-19, e dos centros de testagem do estado.

O tema ganhou destaque durante a semana depois de o governador Flávio Dino (PCdoB) admitir que poderia determinar o fechamento total das atividades comerciais na Ilha de São Luís se a de ocupação dessas unidades na rede estadual de saúde passasse de 80% - embora essa taxa esteja acima desse percentual há muito tempo.

Para isso, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), protocolou na Assembleia Legislativa proposta solicitando a formação do que chamou de “Comissão de Inspeção”. Ele propõe que o grupo seja integrado, ainda, por membros do Ministério Público, da Defensoria Pública do Estado, dos Conselho Regional de Medicina, da Associação dos Médicos, do Sindicato dos Médicos, do Conselho Regional de Enfermagem, do Conselho Regional de Terapia e Terapia Ocupacional no Maranhão.

Para ele, além de apontar soluções, é importante fiscalizar a real execução das atividades.

“Recebemos muitas reclamações de maranhenses quanto ao atendimento nas UPAs, principalmente. A maioria reclama que, apesar de chegar com fortes sintomas, são sempre encaminhados pra casa. Na semana passada, tivemos o caso de uma assessora que veio a óbito, mesmo tendo procurado ajuda na Unidade de Pronto Atendimento e ter sido direcionada a ficar em casa”, declarou, para completar: “O momento exige cautela, exige também que fiscalizemos sim o destino de, por exemplo, dos R$ 128 milhões já enviados pelo Governo Federal ao Maranhão. Faremos tudo isso de forma técnica. Afinal, o objetivo é apenas ajudar a ter um bom atendimento”, disse Wellington.

Sem previsão

Não há previsão de que o pedido do parlamentar seja incluído na pauta da próxima sessão remota da Casa, mas outros membros da oposição já declararam apoio à proposta.

O deputado César Pires (PV), destaca a importância da fiscalização para a correta aplicação de recursos cujo destinatário final é o cidadão.

“Quem mais sofre numa situação como essa, de pandemia, é a população mais carente, mais necessitada. Então, é nosso dever ajudar como pudermos - como fizemos ao destinar R$ 3 milhões em emendas para combate 1a Covid-19 e H1N1 -, mas também mantermo-nos atentos a como esse dinheiro está sendo aplicado, seja pelo Governo do Estado, seja pelas prefeituras, para que o mais importante, o benefício que ele deve gerar, efetivamente chegue na ponta, e garanta o atendimento médico-hospitalar que o povo tanto necessita, mais do que nunca, nesse momento de pandemia”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.