Roteiro

Casa Josué Montello e Arquivo Público oferecem opções culturais

Dicas de leitura e exposição documental podem ser encontradas nos sites e redes sociais dos dois órgãos que preparam programação especial, neste período de isolamento, para que as pessoas tenham entretenimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Interior da Casa de  Cultura Josué  Montello
Interior da Casa de Cultura Josué Montello (casa de cultura josué montello)

Para que as pessoas tenham um período de isolamento social com entretenimento e conhecimento durante a pandemia do Covid-19, a Casa de Cultura Josué Montello montou uma programação virtual com diversas opções culturais. O conteúdo está sendo disponibilizado pelo site http://casas.cultura.ma.gov.br/ccjm/ e pelas redes sociais no Instagram @cjosuemontello e Facebook @casaculturajosuemontello. Uma das novidades do Arquivo Público do Estado do Maranhão no ano de 2020 tem sido promover exposições virtuais pelo site da instituição (http://casas.cultura.ma.gov.br/apem/).

“Às segundas-feiras continuaremos com as dicas de leituras dos romances do escritor Josué Montello, que iniciamos desde o dia 30 de março, às quartas-feiras teremos o ‘Você Sabia?’, com curiosidades sobre o escritor”, informou a diretora, Joseane Sousa.

A Casa de Cultura Josué Montello é instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Possui uma Biblioteca especializada em literatura, um Museu e Arquivo pessoal do escritor Josué Montello. Destina-se a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, contribuindo para a preservação da memória e da produção artística e cultural do Estado.


Arquivo Público
Atualmente, o Arquivo está com a exposição “A Cultura Indígena e sua Contribuição para a História”, organizada a partir da leitura de documentos oficiais selecionados dos setores de Códice, Avulsos e da Biblioteca do APEM, sobre a referida temática. A mostra é realizada em alusão ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril.

Os documentos que integram a exposição são fontes primárias existentes no órgão, e revelam um universo importante da história no Maranhão. O objetivo é despertar o interesse de estudantes em conhecer e explorar o rico acervo de documentos sobre os povos indígenas. O endereço para visitação virtual é http://apem.cultura.ma.gov.br/expo/indio/.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.