Caso de polícia

Auxílio emergencial gera denúncia de fraudes

Dona de casa maranhense cadastrada no Bolsa Família, com direito ao auxílio, foi informada que seu dinheiro foi sacado em outro estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Documento revela o saque do benefício de Suely Lopes em outro estado
Documento revela o saque do benefício de Suely Lopes em outro estado (auxilio emergencial)

Beneficiários do programa Bolsa Família, que têm direito ao auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal a famílias de baixa renda, estão enfrentando dificuldades para receber o benefício em São Luís. É o caso da dona de casa Suely Solange Lopes de Sousa, mãe de três filhos e que mora na Coheb-Sacavém. Neste período de pandemia, o auxílio emergencial substitui o valor correspondente ao do Bolsa Família, pago mensalmente pelo governo. Suely Solange Lopes contou que tem direito a receber a quantia de R$ 1.200, durante três meses, mas ao se dirigir à agência da Caixa, na Praça Deodoro, em São Luís, foi informada de que o dinheiro já havia sido sacado, mas por outra pessoa e em outro estado.

“Eu estive na agência no dia 20 de abril, para fazer meu saque direto no caixa eletrônico, pois o dinheiro cai automaticamente. No entanto, não constava. Chamei o gerente e ele me disse que o dinheiro estava lá, mas que o sistema não estava funcionando”, contou a dona de casa.

Boletim
O gerente, segundo Suely Solange, pediu para que ela retornasse no dia seguinte. “Quando retornei, já me deram outra informação: que o meu dinheiro já tinha sido sacado, no dia 20 mesmo, por alguém no Estado de Goiás. Fiquei intrigada, pois o gerente havia dito que constava, embora não pudesse ser sacado. Ele pediu para que eu registrasse um Boletim de Ocorrência (B.O) e que voltasse ao banco. Afirmou que, com esse documento, eu iria receber”.

Suely Solange afirmou que suspeita de que haja funcionários do banco desviando dinheiro do auxílio emergencial de algumas pessoas e que umas delas teria sido ela. “Eu recebo o Bolsa Família mensalmente e nunca tive problema. Recebo sempre no dia 20 de cada mês”, afirmou, acrescentando de que um parente enfrenta o mesmo problema no Piauí.

Ela informou que recebe R$ 193 mensalmente do programa Bolsa Família na agência da Praça Deodoro e que o dinheiro é enviado ao meu filho, que estuda em Brasília e atua como trabalhador informal. “Sei que está havendo fraudes desde que esse processo começou. Minha irmã também foi contemplada e não consegue receber.

A dona de casa maranhense providenciou o Boletim de Ocorrência e voltou á agência na manhã da última quinta-feira e foi informada de que receberá a quantia dentro de 15 dias. “Só que o delegado me disse que eles têm 24 horas para me pagar. Logo, vou à delegacia novamente, para ver o que eles vão me dizer”, disse.

Até o fechamento desta edição, a Assessoria de Imprensa da Caixa não havia se pronunciado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.