Memórias

Lembranças de um aniversário com muita festa

Retrospectiva de algumas cenas observadas quando do cinquentenário de vida de José Sarney, comemorado em sua terra natal Pinheiro (MA), no dia 24/04/1980

José Augusto Baima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(sarney)

Em janeiro de 1980, recebi um telefonema do prefeito de Pinheiro – MA, Sr. Manoel Maria Soares Paiva para uma conversa particular na sede da prefeitura.

Nossa conversa iniciou-se assim:

– Amigo Zé Augusto, José Sarney vem comemorar o seu aniversário de 50 anos, aqui em nossa cidade. Quero fazer uma grande festa para celebrar esse acontecimento e gostaria de contar com você para a elaboração de uma programação.

Nesse tempo, trabalhávamos no Serviço de Extensão Rural do Maranhão – Emater (MA) onde desempenhávamos a função de Coordenador Regional, e já com boa convivência no meio social daquela próspera cidade.

Assim, lhe respondi:

– Para fazer uma festa dessa magnitude, precisamos saber da fonte financiadora, do número de pessoas que virão, quantos casais para distribuirmos nas residências, e um grupo de trabalho para fazermos as comissões.

– Perfeito, era isso que queria ouvir de você!

– Conte comigo Maneco Paiva, faremos uma programação à altura!

Durante os dias seguidos, Maneco sempre me ligava e ia apresentando fatos novos, enquanto a comissão de trabalho ia se fortalecendo e multiplicando o número de voluntários, todos com o propósito de ajudar. Naquela época a capacidade de abate de bois no Mercado Municipal era de 07 (sete) cabeças/dia devido às condições empíricas do matadouro. Entretanto para essa festa, foram doados 11 (onze) bois, enviados por pecuaristas da região, todos amigos de José Sarney ... ainda me lembro o nome de cada doador.

Assim, fizemos um grandioso jantar, nos arredores da cidade, distribuídos em 05 pontos de apoio. A ordem era servir toda a população.

Lembro-me do veemente discurso que fez na Praça que tem seu nome, com muita bravura, igualmente como fez o poeta Castro Alves, em seu poema Navio Negreiro, quando o mesmo exaltava contra o terror imposto aos escravos invocando o nome de José Bonifácio de Andrada e Silva – o Patriarca da Independência, quando assim bradou: “Andrada arranca esse pendão dos ares”. E José Sarney num gesto de bastante altivez e contido de emoções assim pronunciou:

– Este é o meu presente que trago para os meus conterrâneos, mostrando o Projeto da Barragem do Rio Pericumã, por sinal um audacioso Projeto – isto será a redenção de nossa cidade, ao mesmo tempo em que os folders e informativos eram distribuídos à população.

Dizia ainda o mestre: não é necessário receber nada de vocês, mais sim presentear a cidade onde nasci com esse arrojado Projeto, ao mesmo tempo em que a população ia ao delírio. E anos depois a bela barragem foi inaugurada.

No dia seguinte, domingo à tarde, foi realizado o jogo de futebol entre a seleção Pinheirense e o Moto Clube de São Luís no estádio municipal Costa Rodrigues completamente lotado, aconteceu um fato interessante: com os 02 times enfileirados para receber os cumprimentos do aniversariante, José Sarney se esqueceu de cumprimentar o time visitante e abraçou apenas os seus conterrâneos, onde demorou um pouco além do normal e voltou para o seu lugar. Roseana como boa observadora, atenta a tudo disse o seguinte:

– Pai, você não cumprimentou os jogadores do Moto.

– Mas, Roseana, o jogo já vai começar.

– Volte, Pai, não faça isso.

José Sarney voltou e levou os cumprimentos aos jogadores visitantes e por esse ato, foi bastante aplaudido.

O mais interessante é que esses jogadores mesmo com o esquecimento inicial, não arredaram o pé do local, como se dissessem: só vamos sair para o jogo, depois dos cumprimentos do aniversariante, e assim foi feito.

Trago na minha memória, durante 40 anos, fatos que realmente aconteceram e que não passaram despercebidos na minha imagem.

Foi uma festa esplêndida, exuberante, mais acima de tudo com muita simplicidade, igualmente como pediu o Senador José Sarney.

Aceite Senador como presente a lembrança de fatos verdadeiros, vivenciados à época dos seus 50 anos de vida ao lado dos seus familiares, conterrâneos e amigos.

Nossa eterna gratidão a Deus por você ter nascido em Pinheiro – MA.

É oportuno nesta data que se celebra os seus 90 anos de vida, minhas sinceras felicitações por esta grande celebração, e fazendo votos de prosperidade para que seja celebrado no futuro por todos que o admiram o seu centenário com grande festa de celebração pela vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.