Pandemia

França atenua planos de fim de isolamento social no país

Governo descartou abrir restaurantes, bares e cafés logo depois de isolamento ser suspenso

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Torre Eiffel, importante cartão postal da cidade, completamente vazia
Torre Eiffel, importante cartão postal da cidade, completamente vazia (PARIS PANDEMIA )

PARIS - A França ofereceu algum alívio aos varejistas do país nesta quinta-feira, dizendo que deseja que reabram quando um isolamento nacional terminar no dia 11 de maio, mas algumas restrições podem continuar em vigor para adiar uma segunda onda de coronavírus.
O governo descartou a reabertura de restaurantes, bares e cafés logo depois de o isolamento ser suspenso, e o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, indicou que as restrições provavelmente serão mantidas nas regiões mais atingidas pelo vírus.

“Queremos que todos os varejistas consigam reabrir em 11 de maio da mesma maneira por uma questão de justiça”, disse Le Maire à rádio France Info, mas ressaltando que primeiro será preciso estabelecer protocolos para proteger tanto clientes como trabalhadores.

A França computa mais de 20 mil mortes do coronavírus, o quarto maior número do mundo, e mais de 158 mil infecções.

O presidente Emmanuel Macron ordenou o isolamento em meados de março para frear a disseminação do vírus, mas o governo vem trabalhando em um plano que minimizaria as chances de o país ser vitimado por uma segunda onda de casos de coronavírus quando este terminar.

O governo está sendo pressionado a reativar a economia o quanto antes, até mesmo pelo próprio partido do presidente Emmanuel Macron, mas deixou claro que as restrições a viagens entre as regiões permanecerão depois de 11 de maio.

Casos no Peru

Os casos relatados de coronavírus no Peru aumentaram rapidamente esta semana e passaram de 20 mil nesta quinta-feira, dobrando em nove dias e atingindo a economia do segundo maior produtor de cobre do mundo.

A crise deixou milhões de desempregados, e os hospitais do país estão com dificuldade para lidar com o crescimento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.