Pandemia

Projeto da UFMA promove a confecção de dez mil máscaras por costureiras da área Itaqui-Bacanga

A confecção das máscaras começará ainda esta semana, em associações dos bairros das costureiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(ufma)

SÃO LUÍS – Em tempos de pandemia da Covid-19, a solidariedade é um dos pilares para a renovação da esperança na sociedade e para o reforço no controle da disseminação do coronavírus. Tendo isso em vista, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA promoveu um projeto com expectativa de produção de dez mil máscaras em um mês, a serem distribuídas gratuitamente a comunidades do Itaqui-Bacanga, graças a uma parceria que envolve a participação de dez costureiras do Sá Viana, Vila Verde e Conjunto Bacelar, bairros do entorno da Universidade.

O projeto, chamado de Máscaras pela Vida, é uma iniciativa da Proec e é coordenado pelo professor do curso de Turismo Saulo Santos, contando também com a parceria de vários setores da instituição, como Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte); Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); Superintendência de Comunicação e Eventos; Diretoria de Empreendedorismo da Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), além da participação voluntária de docentes, técnico-administrativos e discentes da UFMA, de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

A confecção das máscaras começará ainda esta semana, em associações dos bairros das costureiras. O projeto tem duração de 90 dias, prazo que pode ser postergado de acordo com a necessidade e com a situação da pandemia. Os recursos iniciais serão financiados pela Universidade, por meio da Proec, o que inclui a compra de materiais e pagamento às costureiras.

A UFMA também está contribuindo com a avaliação e organização dos espaços, respeitando as normas de higiene e de distanciamento entre uma trabalhadora e outra. A instituição também fornecerá aos locais álcool glicerinado produzido em laboratório por professores, técnicos e alunos da Universidade.

“Nós estamos propondo uma nova forma de fazer extensão. Se antes apenas os professores submetiam proposições de ações extensionistas, agora a Proec também toma a iniciativa de promover projetos como este. A extensão é a parte mais presente junto à sociedade, com sua prestação de serviços diretos à população. Ela tem essa função de atuar nas camadas mais vulneráveis da sociedade e este é um momento que a extensão universitária precisa mostrar a que veio”, enfatizou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi.

O projeto Máscaras pela Vida também está buscando parcerias com a iniciativa privada para auxiliar com a compra de materiais e com a manutenção do trabalho remunerado para as costureiras, tão importante para elas e para suas famílias no atual cenário de retração da economia. A distribuição das máscaras será feita pelas empresas participantes, caso tenham suporte logístico, mas já há uma parceria firmada com a Polícia Militar para que oficiais possam organizar e realizar o repasse dos itens, de modo a evitar aglomerações.

A segunda etapa do projeto abrange um curso presencial e virtual no Centro Pedagógico Paulo Freire e por meio de vídeos, respectivamente, a fim de capacitar ainda mais pessoas da comunidade para a produção de máscaras. A proposta ainda inclui a criação de uma plataforma e-commerce para auxiliar as trabalhadoras na venda de máscaras posteriormente, cuja viabilidade está em análise. A capacitação abarca a produção e compartilhamento de vídeos educacionais para confecção dos artefatos, a produção de um e-book instrucional e a produção de folders educativos.

“Para mim é um prazer ser convidado pela Proec para coordenar um projeto como este, em um momento que exige mesmo que a população adote muitos cuidados, como usar máscaras de proteção. A UFMA tem este papel de contribuir com a sociedade, especialmente a Extensão. Este projeto responde aos anseios destes bairros e compactua com as medidas de proteção recomendadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou Saulo Santos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.