Alerta

Polícia dá dicas de segurança para prevenir roubos durante pandemia

Como os logradouros e ruas de São Luís estão vazias devido ao isolamento social, os assaltantes podem aproveitar para agir

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Policiais atuam na Rua Grande, área central e comercial de São Luís, onde ainda há movimento de pessoas
Policiais atuam na Rua Grande, área central e comercial de São Luís, onde ainda há movimento de pessoas (PM na Rua Grande / isolamento social )

Logradouros públicos e ruas, inclusive, da área central da cidade, estão desertas por causa do isolamento social, que visa evitar a proliferação da Covid-19. Nesse cenário, bandidos podem aproveitar para agir. Segundo a polícia, o cidadão deve seguir algumas medidas de segurança para evitar ser vítima de empreitadas criminosas nesse período de proliferação da doença.

O coronel Aritanã Lisboa, comandante de Policiamento Metropolitano da Área Leste, afirmou que a Polícia Militar continua com a sua missão de guardiã da sociedade 24 horas por dia e a atenção está ainda mais redobrada no decorrer deste período de pandemia. Além disso, segundo ele, cada cidadão deve continuar adotando medidas preventivas para não ser vítima de delito.

No tocante a assalto a residências, o coronel alertou que as pessoas devem ser rápidas ao entrar e sair de casa, além de evitar ficar com a porta da residência aberta. O cidadão deve sempre ficar atento à presença de pessoas suspeitas nas imediações do local onde reside, principalmente, no momento de chegada ou saída de casa.

Ainda de acordo com o coronel, desconfie de serviços que não foram solicitados ou consertos e checagem de problemas não informados antecipadamente por empresas. Caso o problema ocorra, ele orienta que devem ser examinadas as credenciais dos funcionários e confirmados os dados, por telefone ou outro meio, com a respectiva prestadora do serviço.

Em se tratando do serviço de delivery, Aritanã Lisboa informou que não se deve abrir a porta logo ao ouvir a buzina ou barulho do veículo de entrega. O cidadão deve esperar, primeiro, o entregador se manifestar sobre a encomenda, inclusive, informando o produto e a empresa. O cidadão nunca deve abrir a porta para entrega de encomendas não esperadas. No caso da pessoa decidir fazer o recebimento, deve informar, por meio da internet ou telefone, a um vizinho.

“Peça para o vizinho ficar de olho e, se houver uma outra pessoa em casa, deve ficar vigiando o antedimento”, alertou o coronel.

Ele ainda disse que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não está realizando pesquisas presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Não abra a porta da sua residência para alguém se passando por agente do IBGE”, enfatizou Aritanã Lisboa.

Transeuntes
O coronel também pediu para que as pessoas não saiam de casa para resolver questões que podem ser solucionadas por meio de aparelhos eletrônicos ou internet. O cidadão, neste momento de pandemia, deve sair de sua residência quando houver extrema necessidade. Uma delas, claro, é para ir ao serviço, mas, o trabalhador deve ter atenção à sua volta.

Ele declarou que os assaltantes se valem, principalmente, do fator surpresa e da desatenção para atacar. O cidadão deve procurar caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito devido ser mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito. “Caso se sinta incomodado, deve mudar de direção”, frisou.

O coronel ainda afirmou que o trabalhador deve esperar a companhia de um colega e deve ser evitado andar por locais desertos e pouco iluminados. Também não se deve cortar caminho por becos, vielas, ruas desconhecidas, terrenos baldios, construções e nunca pare para atender pedidos que despertem desconfiança.

Bolsas devem ser discretas e transportadas à frente do corpo. O coronel recomendou que objetos de valor, grandes quantias em dinheiro e cartões de crédito devem ser evitados na bolsa. No caso de ser vítima de roubo, o cidadão deve se manter calmo e não fazer movimentos bruscos.

“O nervosismo pode aumentar a tensão e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor. Lembre sempre de acionar a Polícia Militar, através do contato 190, para registrar a ocorrência, o que pode ser feito de casa, por meio da Delegacia Online, que está disponível no site da Secretaria de Segurança Pública”, ressaltou Aritanã Lisboa.

Saiba Mais

Instituições financeiras

As pessoas estão usando bastante o serviço de caixas eletrônicos nesse período de pandemia. Os profissionais da área de segurança também alertam com dicas de cuidados.

Segundo eles, o cidadão deve evitar colocar muitas notas e moedas no bolso; não sair do banco carregando um envelope; se precisar fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis; sempre vá ao banco acompanhado; evite fazer comentários com pessoas estranhas; caso perceba que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com funcionário do banco ou com os seguranças; mude os trajetos e os horários para ir ao banco; não escolha a data de nascimento como senha de seu cartão magnético; não aceite ajuda de pessoas desconhecidas; quando precisar de auxílio no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se ao funcionário do banco; prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados; evite fazer saques à noite.

Operações

Desde quando começaram as ações de combate ao Covid-19, na Região Metropolitana de São Luís, a Polícia Militar tem acompanhado as diversas operações com as equipes da Vigilância Sanitária. Ontem, os trabalhos foram direcionadas para os pontos comerciais das cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.