COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
ELES ESTARÃO juntos em bate papo nas redes sociais nesta sexta-feira às 18h falando sobre a produção de Marrom, o Musical: Miguel Falabella, Alcione e Jô Santana
ELES ESTARÃO juntos em bate papo nas redes sociais nesta sexta-feira às 18h falando sobre a produção de Marrom, o Musical: Miguel Falabella, Alcione e Jô Santana

Marrom em Live
Acontece amanhã um bate papo ao vivo, a chamada live do instagram, sobre um tema que interessa muito aos maranhenses:
o processo de produção do musical sobre a vida e obra da cantora Alcione Nazareth, a nossa Marrom.
A conversa será conduzidapelo produtor cultural Jô Santana, diretor artístico da Fato Produções Artísticas e autor do projeto “Trilogia do Samba”, responsável por encenar musicais sobre os grandes nomes do samba como “Cartola, o Mundo é um Moinho” e “Dona Ivone Lara, umSorriso Negro”, cuja trilogia se completará com “Marrom, o Musical”, comemorando também os 50 anos de carreira dessa maranhense que é uma das nossas maiores cantoras, grande diva da música brasileira.
E ao vivo, no bate papo com Jô Santana estarão a homenageada Alcione e o diretor do musical, o talentoso e premiado ator e
dramaturgo Miguel Falabella.Para conferir basta assistir a “Live do Jô” no stories do perfil do instagram: @ator_jo.santana.

Estratégias
A vídeoconferência com ossuperintendentes regionais do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Caixa Econômica, contou com a participação do presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.
O encontro visou criar estratégias de facilitação ao acesso dos recursos liberados pelo governo federal para socorro das empresas que atravessam esse grave momento de saúde pública e de conturbação da economia.
A Caixa e o Banco do Brasil estão renegociando os contratos. Já o BNB não pode adotar a renegociação das dívidas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) por decisão do Conselho Monetário Nacional.
Para Baldez, “boa vontade existe e o volume de dinheiro disponível é grande. Mas as dificuldades estão nas exigências de cumprimento de protocolos do Banco Central que impedem a liberação dos empréstimos”.

Um milhão
A Oi alcançou em abril a marca de 1 milhão de clientes do seu serviço Oi Fibra, um dos principais pilares de negócios da companhia como prevê o plano estratégico de transformação em curso.
Nesse momento de isolamento social provocado pela crise do coronavírus, em que a preocupação maior está em oferecer uma boa experiência de conectividade e garantir a saúde das pessoas, a operadora está anunciando também o aumento da velocidade de envio de dados (upload) na fibra para seus clientes pessoas físicas e jurídicas (PMEs), que será triplicada.
Atualmente, a Oi Fibra está disponível em 108 cidades, em todas as regiões do país, com ofertas de serviços de internet, telefonia fixa (VoIP), TV por assinatura (IPTV) e conteúdo sob demanda (OTT) com alta velocidade, a partir de 200Mbps, e qualidade e estabilidade de conexão por pura fibra ótica.

PP Júnior faz live de sucesso
Se não tem como o público ir ao baile, o baile vai ao público. Com muita gente confinada em casa, as lives têm sido a maneira de aproximar músicos e seus fãs. O recurso que ganhou corpo em todo o mundo mobiliza artistas maranhenses dos mais variados segmentos.Que o diga o cantor e compositor PP Júnior.
Com apenas o celular conectado à mesa de som, ele obteve milhares de visualizações em sua live no Facebook.

TRIVIAL VARIADO
O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem conhecimento e credibilidade para convocar um fórum que pode se denominar Para Onde nos Leva a Crise. Com representantes de entidades empresariais e de trabalhadores, o primeiro tema deveria ser Opção contra a Recessão.

Haverá desafios imensos e é preciso evitar o improviso a partir do momento em que a pandemia passar. Sem planejamento, o país incidirá em equívocos fatais. Só a estreiteza de visão sobre o futuro explicará a negligência de realizar um grande fórum.

Quem viu outro dia os jogos da Copa de 70 pela televisão, que reprisa eventos antigos enquanto os campeonatos estão parados, surpreendeu-se com a quantidade de gols perdidos por Pelé.

No assunto: os gênios também erram. Mas os gênios estão sempre lá, na hora certa e no lugar certo, para tentar. E por isso também
acertam muito mais do que os outros.

O Barcelona colocou à venda, pela primeira vez, o nome do seu estádio, que desde a sua inauguração, em 1957, se chama Camp Nou. Todo o valor arrecadado do patrocinador será doado para a campanha contra o coronavírus. Estive lá e participei da festa dos 100 anos da FIFA.

Ministros têm prestado contas à população, diariamente, sobre o passo a passo do combate ao coronavírus. Fazem opção pela
comunicação e não pelo encolhimento. Preferem a luz à escuridão.

Faltam menos de duas semanas para a terceira reunião do ano do Comitê de Política Monetária do Banco Central. Não surgiu um
especialista que duvide: a taxa de juros vai baixar.

Em meio à crise, consumidores indefesos enfrentam a ação de pescadores de águas turvas, que aumentam os preços dos gêneros de
primeira necessidade. O poder público não pode ficar de braços cruzados. Há lei para coibir. Polícia neles!

Governantes deverão trocar a costumeira expressão austeridade necessária por dificuldade extrema.

O presidente Jair Bolsonaro vai ser avô. Pelo Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro, seu filho, anunciou que ele e a mulher, Heloísa, esperam o primeiro herdeiro. O deputado e a psicóloga se casaram em 2019.

Todos os que integram a grande família Mirante estão abalados pela tristeza decorrente da morte prematura do jornalista Roberto Fernandes. Um companheiro que cumpriu a sua trajetória entre nós com uma conduta de atuante profissional da informação.

DE RELANCE

Passos certos

Inexistirá fórmula mágica à qual recorrer para fazer a Economia voltar à normalidade. A resposta será a criação de condições de crescimento e de emprego. A imobilidade se tornará fórmula perversa que alimentará a pobreza e a miséria. Não adiantará só voltar a produzir, se não houver quem compre.

Encontro bem melhor
A parada do “Encontro com Fátima Bernardes” e o seu retorno agora foi altamente salutar para o programa. Um novo caminho foi descoberto, permitindo que Fátima possa usar muito mais convenientemente toda a sua experiência como jornalista e comunicadora. O programa ficou mais bonito, interessante e passou a prestar serviço. E ganhou em dinamismo e agilidade.

Pausa forçada
A pandemia age como anestésico nas tensões políticas entre potências e desmobiliza os arsenais com ogivas nucleares. A Rússia tem 1 mil e 600; Estados Unidos, 1 mil e 750; França, 280; Inglaterra, 120, entre outros países. Prova de que, apesar de estar vivendo uma tragédia, o mundo pode dispensar e esquecer armas produzidas em arsenais para matar.

Efeito colateral
Recente acordo assinado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo cortou a produção mundial em 9,7 milhões de barris por dia. Os preços do barril de petróleo já caíram mais de 60 por cento este ano. Falta repercutir nos postos de gasolina.

Terão resposta?
Caso a pandemia recue e as eleições municipais serealizem neste ano, a grande pergunta aos candidatos durante a campanha será: como administrar as prefeituras com os cofres vazios em decorrência da tragédia? Está comprovado que não haverá espaço nem dinheiro para a tradicional demagogia.

Big data
Com o alastramento exponencial do uso do vídeo para reuniões e tomadas de decisão, o tema da privacidade ganha ainda mais relevância. Estamos entregando às empresas detentoras de infraestrutura tecnológica uma avassaladora dose extra de informações. A certeza de que elas não serão usadas para fins escusos precisa, cada vez mais, ser garantida de forma clara e segura.

Possível reflexo
A adoção definitiva do teletrabalho por novos setoresda sociedade precisará de base legal, especialmente trabalhista. E terá consequências em setores aparentemente desvinculados do fenômeno. Um deles é o imobiliário. Espaços para trabalho remoto em casa e desocupação de escritórios são dois fatores a serem observados quando a pandemia passar.

Dia do Choro
Hoje, quando se comemora o Dia Nacional do Choro, instrumentistas maranhenses prometem fazer uma conferência virtual, reunindo profissionais da música para um bate-papo com o tema O Choro e seus Espaços no Mercado. O encontro deverá ser transmitido pelo
Facebook.

Jogo de paciência
O médico David A. Kessler, comissário da Food and Drug Administration de 1990 a 1997, publicou segundafeira artigo no jornal The New York Times. Um trecho: “Precisamos enfrentar o fato de que retornar à nossa velha realidade será um processo lento e frustrante. Levará muitos meses e exigirá poços profundos de paciência. Não seremos totalmente livres até que tenhamos uma vacina.
Então, como vamos navegar neste terreno perigoso?”.

Para escrever na pedra:
“No final, é importante lembrar que não podemos nos tornar o que devemos ser se continuarmos sendo o que somos”. De Max de Pree.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.