Repercussão

Morte prematura de Roberto Fernandes comove e repercute

Em uma das homenagens, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) anunciou que o troféu de campeão da Copa FMF será chamado de Troféu Jornalista Roberto Fernandes

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Falecimento de Roberto Fernandes. por complicações da Covid-19, teve repercussão local e nacional
Falecimento de Roberto Fernandes. por complicações da Covid-19, teve repercussão local e nacional (Roberto Fernandes)

A imprensa continua de luto e por tempo indeterminado pela morte do jornalista, radialista e comentarista esportivo Roberto Fernandes da Silva, de 61 anos, que faleceu nessa terça-feira, 21, em decorrência do novo coronavírus. Ele estava internado, por quase um mês, em um hospital particular localizado na capital maranhense. Nas redes sociais, políticos se manifestaram e enviaram mensagens de solidariedade. Entidades e amigos também prestaram suas homenagens ao profissional, que trabalhava no Grupo Mirante desde 1999.

O Grupo Mirante se manifestou prestando solidariedade aos familiares e amigos devido ao momento de dor e da certeza de uma perda irreparável para o jornalismo maranhense. Na nota, a empresa frisa que Roberto foi exemplo de conduta dentro e fora dos estúdios, pautando sua profissão e sua vida pela ética e pela busca de uma sociedade mais justa. “O jornalismo político e o esportivo, que também era sua paixão, perdem com seus comentários, suas opiniões e sua imparcialidade, sempre presente, independentemente de convicções ou da sua torcida declarada ao time de coração: o Moto Club”, salientou.

“No jornalismo, ele deixava a paixão de lado e dizia o que era fato, notícia e informação - como deve ser. É uma baixa, nessa guerra diária que o mundo tem travado contra o coronavírus, que entristece toda a sociedade maranhense o jornalismo brasileiro”, prossegue o Grupo Mirante. A empresa destacou que os seus acionistas, diretores, jornalistas e todos os profissionais da empresa reforçam o compromisso de dar continuidade ao trabalho que o radialista desenvolveu com excelência nesses últimos 21 anos.

Igualmente, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, demonstrou profundo pesar e solidariedade pelo falecimento do jornalista Roberto Fernandes. O político disse que, em toda a sua trajetória profissional, no rádio e na televisão, o apresentador teve sua atuação marcada pela ética no exercício do jornalismo, levando à sociedade informação de qualidade. “Pernambucano, Roberto Fernandes iniciou sua trajetória no rádio ainda antes de abraçar São Luís como sua cidade, no fim da década de 1970. Aqui, atuou nos principais veículos de comunicação da capital, tornando-se uma referência na área”, declarou.

Além disso, o prefeito relembrou os veículos de comunicação pelos quais Fernandes trabalhou, como Rádio Educadora AM, TV Brasil e TV/Rádio Mirante. “Roberto Fernandes também foi um grande entusiasta e defensor do esporte local, chegando a presidir um dos times mais tradicionais do Maranhão, o Moto Club.
Que Deus conforte os familiares, amigos e admiradores neste momento de dor e saudade, transformando-as em fé e esperança”, assinalou Edivaldo Holanda Júnior.

Troféu em homenagem

A Federação Maranhense de Futebol (FMF), por meio de sua diretoria e colaboradores, também lamentou, com extremo pesar, o falecimento do jornalista. Em nota, a entidade relembrou que o radialista foi presidente do Moto Club de São Luís, durante um momento considerado difícil. Devido à morte do apresentador, foi decretado luto oficial de 3 dias no futebol maranhense, em sinal de respeito a Roberto Fernandes, que nasceu na região metropolitana de Recife, em Pernambuco.

“Além disso, o troféu de campeão da Copa FMF será chamado de Troféu Jornalista Roberto Fernandes. Que Deus guarde nosso irmão e conforte o coração de todos os familiares e amigos”, anunciou a Federação.

Outras homenagens

A Cruz Vermelha Brasileira no Maranhão, por meio do seu presidente, Carlos Rangel, dos membros do Conselho e do Corpo de Voluntários, prestou sua solidariedade com todos os profissionais do Sistema Mirante de Comunicação. “Roberto Fernandes foi importante para a comunicação do Maranhão e para a Cruz Vermelha, que sempre contou com o microfone aberto da Mirante AM, especialmente no programa Ponto Final, apresentado por Fernandes”, pontou a entidade.

A Cruz Vermelha complementou dizendo que deixa um abraço de conforto e solidariedade a todos pela morte do apresentador. O Grêmio Lítero Recreativo Português emitiu Nota de Pesar, relembrando que Roberto Fernandes prestou extraordinária contribuição à sociedade, pelo equilíbrio e serenidade com a qual exerceu a profissão. O Serviço Social do Comércio (Sesc) publicou uma nota pontuando que o comentarista esportivo deixou um grande legado à imprensa maranhense, por meio do seu compromisso com a notícia.

Outras notas

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís

Com muita tristeza tivemos a confirmação do prematuro falecimento do jornalista Roberto Fernandes da Silva, aos 61 anos, na noite desta terça-feira (21), na UTI do Hospital UDI, onde se encontrava internado desde o dia 23 de março, com graves problemas de saúde, causados pela Covid-19.

Natural do estado de Pernambuco e formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, exerceu a profissão nas Rádios São Luís e Educadora e na TV Brasil. Atualmente comandava um programa matinal pela Rádio Mirante AM e comentarista esportivo e político na TV Mirante. O passamento de Roberto Fernandes deixa uma lacuna no jornalismo maranhense, sendo um profissional dedicado e comprometido com o seu trabalho que desenvolvia com absoluta seriedade. Neste momento de dor extremada, nos solidarizamos com a família e amigos, com grande pesar.

Sindicato dos Radialistas do Maranhão

O Sindicato dos Radialistas do Maranhão lamenta com profundo pesar o falecimento do jornalista, radialista e diretor desta entidade Roberto Fernandes da Silva. Por quatro vezes conseguintes, o diretor-membro do conselho deste sindicato, esteve colaborando com a categoria que tanto defendeu como profissional e liderança nata.

A instituição em nome de toda a categoria se coaduna com a dor profunda pela limitação da convivência além da perda absoluta de importante figura do nosso mercado. Com votos de solidariedade à família, seus amigos e admiradores, esperamos superar toda esta fase nefasta em que a sociedade vive.

ACLEM

A Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão – ACLEM, através de sua diretoria, e todo seu quadro social, profundamente consternados, cumprimos o doloroso dever de comunicar aos desportistas maranhenses e ao povo em geral, o falecimento do Jornalista/Radialista/comentarista Esportivo Roberto Fernandes. Em vida desempenhou as mais importantes funções. Além de sua reconhecida inteligência, era homem de respeitável caráter pessoal, conduta ilibada, um ser especial, um homem exemplar.

Com a sua morte, a imprensa esportiva maranhense, além de enlutada, fica órfã de um dos mais ativos militantes do jornalismo esportivo de nossa terra, ou do Brasil, desempenhando importante papel no desporto maranhense, Roberto foi um dos grandes comentaristas Maranhense, integrando a famosa equipe 600 da Mirante AM, TV Mirante até agora; trabalhou na Rádio Educadora, na Rádio São Luis, Sport TV e teve também destacada atuação na TV Educativa, onde se aposentou. Descanse em paz companheiro, amigo Roberto Fernandes, o comentarista nota 10, com você, vai um pedaço enorme da nossa historia, da história do Rádio Maranhense, do futebol local, onde presidiu o seu Moto Club. Nasceu em 21 de Outubro de 1958, em Ribeirão-PE, conosco ficará sua eterna saudade.

Aproveitamos para nos associar aos sentimentos da família, e decretar luto oficial de 5 dias pela sua morte.

Rádio Educadora

A Rádio Educadora do Maranhão, em nome de sua direção e funcionários, se solidariza com os familiares e amigos do radialista e jornalista Roberto Fernandes, que faleceu nesta terça-feira (21) devido a complicações do novo Coronavírus. Roberto fez parte de nossa história como operador de áudio, locutor e comentarista esportivo no início da carreira. Seu legado jamais será esquecido por nós e pelo povo maranhense. Que Deus o receba em sua Santa Glória.

Repercussão nacional

A morte do jornalista não foi noticiada apenas no Maranhão, onde Fernandes construiu sua carreira. O falecimento ganhou repercussão nacional, sendo divulgado em portais de renome, como G1 e Folha de São Paulo, além de ter sido veiculada em programas como Bom dia Brasil, da TV Globo. Roberto, inclusive, nasceu em 21 de outubro de 1958 em Vitória de Santo Antão, município localizado na região metropolitana de Recife, em Pernambuco.

Roberto formou-se em Jornalismo e Radialismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de Direito. Durante sua carreira, ele teve passagens pela Rádio São Luís AM, TV Brasil (antiga TVE) e Rádio Educadora AM. Roberto Fernandes também foi presidente do Moto Club, time de futebol maranhense. Em 1999, o apresentador ingressou no Grupo Mirante. Há 20 anos, ele apresentava o programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, líder de audiência nas manhãs do rádio em amplitude modulada no Maranhão.

No jornalismo, ele atuou como comentarista esportivo do canal SporTV em jogos do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro da Série B. Nos últimos anos, além do seu programa na rádio, atuava como apresentador de política do telejornal Bom Dia Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.