Alerta

Dor lombar é maior causa de transtorno de saúde no trabalho

Fisioterapeuta osteopata chama atenção para os problemas decorrentes de hérnia de disco e lembra que o mau uso que as pessoas fazem da coluna leva a um processo de desgaste gradual dos discos intervertebrais

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Fisioterapeuta osteopata Igor Gomes durante atendimento a paciente
Fisioterapeuta osteopata Igor Gomes durante atendimento a paciente (Fisioterapeuta osteopata Igor Gomes)

Segundo dados do IBGE, 5,5 milhões de brasileiros são afetados com a hérnia de disco, em sua maioria homens com idades entre 30 e 50 anos, sendo a segunda doença que mais afasta os brasileiros do trabalho. Segundo o fisioterapeuta osteopata Igor Gomes, na hérnia de disco, a lombalgia é um sinal importante, sendo que em 76% dos casos há antecedente de dor lombar.

Igor Gomes informa que a lombalgia está presente em 80% da população mundial adulta, sendo que de 30 a 40% destas pessoas apresentam, de forma assintomática, hérnia de disco lombar.

“A dor lombar ocupacional é a maior causa isolada de transtorno de saúde relacionado ao trabalho e de afastamento, incapacitando trabalhadores com menos de 45 anos de idade, com predileção por adultos jovens. É responsável por 1/4 dos casos de invalidez prematura”, explica o fisioterapeuta, que atende em clínica particular no Edifício Office Tower (Renascença II).


Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral para fora do anel fibroso. Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região. “Nossa coluna é composta de aproximadamente 32 vértebras. Entre cada vértebra, há um disco que serve como um amortecedor e também para dar a capacidade de movimento a nossa coluna, que apesar de ter ossos, se move em todas as direções”, explica.


Postura
Ele acrescenta que o mau uso que as pessoas fazem da coluna, como a má postura, o sedentarismo, excesso de atividade física, causas genéticas, fumo, má alimentação, pouca ingestão de água e excesso de peso leva a um processo de desgaste gradual dos discos intervertebrais. “Várias são as regiões que podem se desgastar e quando esse desgaste atinge o disco pode provocar a hérnia de disco. A hérnia de disco, como se sabe, é uma patologia de origem mecânica que atinge os discos”, frisa.


Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas, 90% dos pacientes podem ser assistidos com tratamento conservador. Pacientes com hérnia de disco devem ser tratados por meios não cirúrgicos, a não ser que apresentem perda progressiva da função motora, bexiga ou intestino, ou tenha dor exagerada que não diminui com o tratamento conservador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.