Investigação

Pesquisadores fazem mapeamento participativo de Covid-19 em São Luís

Os maranhenses poderão registrar as suas percepções por meio de questionário online; pesquisa tem como estímulo contribuir com o aporte de dados acerca da disseminação da Covid-19 em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Mapeamento de coronavírus
Mapeamento de coronavírus (mapeamento)

Pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançaram, na última semana, pesquisa participativa para o Mapeamento de Covid-19 na Região Metropolitana de São Luís.

A pesquisa, realizada mediante um questionário online, via Google Forms, tem por objetivo identificar a percepção dos moradores da região sobre Covid-19. O diagnóstico conta com o apoio de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Grupo de Pesquisa Georisco do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O formulário é simples e demora pouco mais de dois minutos para ser respondido. Os voluntários devem responder apenas sim/não a 20 perguntas sobre se conhecem alguém que teve ou tem os sintomas da Covid-19, mas que ao chegar no hospital não foi testado, ou ainda se a quarentena trouxe dificuldades financeiras para a compra de alimentação em casa. Os resultados vão auxiliar os estudos sobre a pandemia na região metropolitana do estado. Os participantes não precisam se identificar.

De acordo com o professor do IFMA e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, André Santos, a pesquisa tem como estímulo contribuir com o aporte de dados acerca da disseminação da Covid-19 em São Luís com o uso de ferramentas teóricas e metodológicas de Geotecnologias. “A nossa perspectiva é produzir e dispor publicamente dados sobre o avanço da pandemia na cidade, com abordagem participativa”, afirmou André Santos.

A concepção do projeto
O projeto replica ideia de iniciativa do Laboratório Labocart do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), pela qual os integrantes buscavam dar retorno positivo à sociedade, na situação de pandemia, com o uso de instrumental das geotecnologias e técnicas de análise espacial.

A partir de diversas discussões, surgiu essa ideia de utilizar o mapeamento participativo para tentar compreender outros aspectos que não são abordados pelos órgãos oficiais, abrindo a possibilidade de envolvimento direto das populações atingidas. “A UFRN replicou o questionário e, agora, o IFMA, a UFMA e a UEMA estão aplicando o modelo no Maranhão”, explicou André Santos.

Metodologia
O estudo aplica os princípios do Volunteered Geographic Information (VGI), vertente da pesquisa em Sistemas de Informações Geográficas (SIG/GIS) que surgiu na primeira década do século XXI (era Web. 2.0), em ambiente que prima pelo imediatismo e por respostas rápidas, agregando as novas tecnologias da informação ao mapeamento de dados.

“O uso de ferramentas poderosas, porém de fácil manipulação e acesso, possibilita que cidadãos comuns se transformem em mapeadores que constroem, compartilham e usam dados geoespacializados em seu dia-a-dia”, ponderou André Santos.
O VGI foi amplamente difundido após o uso disseminado das redes sociais e dos dispositivos portáteis, quando diversos tipos de Apps (públicos e privados) instigaram cidadãos a contribuírem com a administração e a gestão pública em questões complexas (saúde, educação, mobilidade, meio ambiente, etc.). “Tratam-se de processos bottom-up quando, em geral, as autoridades gastam grande energia e recursos púbicos para implementarem políticas a partir de ações e movimentos top-down”, avaliou.

Resultados
Além do mapeamento, cada variável agrupada por bairro será transformada em planilha distinta e espacializada em ambiente SIG, sobre base cartográfica dos bairros de São Luis. Com essa operação, os resultados vão gerar a produção de mapas temáticos, representando o avanço do novo coronavírus na região metropolitana.
Os resultados devem estar tabulados em 15 dias, com dados comparativos a cada 5 dias.

A relevância da pesquisa
A pandemia de coronavírus (Covid-19) terá impactos significativos e ainda não completamente dimensionados sobre a sociedade. Trata-se de um evento inédito na história. Por se tratar de uma doença e de uma situação nova, as lacunas de informação e conhecimento ainda são muito grandes: taxas de letalidade, potencial de transmissão, tratamento, existência de outros efeitos ou sequelas no organismo dos que foram infectados, todas essas informações ainda são preliminares.

“Nesse momento, a produção científica é crucial para melhor compreender a doença e seus efeitos e buscar soluções”, afirmou André Santos. Pesquisadores e cientistas, no mundo todo, estão se mobilizando para estimar tanto os efeitos da doença sobre a saúde da população quanto os impactos econômicos e sociais dessa pandemia. “Temos um grupo sólido de pesquisa e unido e não poderíamos deixar de dar a nossa contribuição”, concluiu André Santos.

Quem integra o projeto
Coordenadores da Pesquisa: Prof. Dr. André Luis Silva dos Santos (IFMA), Prof. Dr. Lutiane Queiroz de Almeida (UFRN) e Dra. Marysol Dantas de Medeiros (UFC).

Integrantes da pesquisa e dos grupos de pesquisa do Maranhão: Prof. Dr. Maurício Rangel (UFMA), Profa. Dra. Zulimar Márita (UFMA), Prof Dr. Denilson Bezerra (UFMA), Profa Dra. Taissa Rodrigues (UEMA) , Prof. Dr. Aquino Junior (UFMA), Prof. Me. Paulo Pereira (UFMA), Lucas Vieira (UFMA), prof Dr. Silas de Melo (Uema), Me. Celso Junior (INPE), Prof. Me. Josué Viegas (UFMA), Prof Me. Ulisses Denache (UFMA), Emerson Silva (UFMA), Prof. Me. David Silva (Uema).

SAIBA MAIS

Acesso ao formulário da pesquisa
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd141Wu8SAh67M7OZs29DBO-PG5tRxO8plfL5bTwZbYcO75MQ/viewform

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.