Pandemia

Leitos de UTI dos hospitais públicos da Grande Ilha estão saturados

93% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo da rede pública de saúde estão ocupados por pessoas infectadas da região metropolitana; segundo o governo, serão instalados durante esta semana mais 23 leitos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais da rede estadual da Ilha, que são destinados a infectados por Covid-19, o novo coronavírus, estão saturados e a ocupação já atingiu 93%. A informação partiu do governador Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista, nesta segunda-feira, 20, por meio de transmissão online. Ainda nesse último fim de semana vídeos circularam na internet, principalmente, na rede social relatando sobre essa problemática.

Um dos vídeos mostra um profissional da área de saúde dizendo que tinha levado um caso suspeito de coronavírus até as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga e da Cidade Operária, mas, não tinha sido aceito, sob alegação de falta de leito e respirador. O outro vídeo mostra um homem pedindo socorro e dizendo que precisava ser transferido imediatamente para o Hospital Carlos Maceira, no Calhau, ou Hospital da Mulher, localizado na área Itaqui-Bacanga.

Na entrevista, Flávio Dino informou que, em todo o estado, há 161 leitos de UTI, que fazem parte da rede estadual, destinados a pacientes do novo coronavírus e um total de 403 leitos clínicos. Somente na capital, são 80 leitos de UTI e 75 estão ocupados por infectados. Enquanto, os leitos de enfermaria somam um total de 235, e até o período da manhã de ontem apenas 97 estavam ocupados com pacientes. Por causa dessa situação, Flávio Dino declarou que serão instalados, no decorrer desta semana, mais 23 novos leitos de UTI nos hospitais da Grande Ilha. Ainda há leitos de UTI disponíveis a infectados no Hospital da Mulher e no Hospital Universitário, no Centro. “Dez leitos de UTI ainda seriam abertos nesta segunda-feira e mais 13 durante a semana”, frisou o governador.

Rede privada
Dino também anunciou que o Procon durante esta semana vai notificar os hospitais da rede privada, localizados na Região Metropolitana de São Luís, para que possam publicar a real situação de seus leitos de enfermaria e de UTI. “É necessário saber a quantidade de leitos que os hospitais privados podem ofertar para a população”, detalhou o governador.

Ele chamou a atenção em relação ao caso de fake news sobre respiradores. “Chegaram os respiradores da China, são modernos e já foram testados. Os nossos profissionais da área de saúde são preparados para usarem perfeitamente esses aparelhos”, afirmou Dino.

O governador ainda afirmou que o Hospital São José, na Rua São Pantaleão, no Centro, foi alugado pelo Estado para atender exclusivamente os novos infectados. “Alugamos este hospital e teremos mais 50 novos leitos, enquanto, houver a necessidade", declarou o governador.

Referência
No Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), no Calhau, que é considerado de alta complexidade e referência no atendimento a pacientes do novo coronavírus, ainda na semana passada foram disponibilizados mais 71 novos leitos. No momento, há 111 leitos exclusivos para infectados, pois, a unidade de saúde já contava com 40 leitos, sendo 20 deles de UTI e os outros 20 de enfermaria.

Enquanto, o Hospital do Servidor, localizado na área da Cidade Operária, sofreu modificações e ganhou 54 leitos destinados para Clínica Médica e especialidades como pneumologia e neurologia. Anteriormente, os pacientes recebiam o atendimento no 4º andar do HCM e no Hospital Dia.

Saiba mais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, até o período da manhã de segunda-feira, 20, havia 3.580 pessoas suspeitas do novo coronavírus, 3.076 casos tinham sido descartados e 4.397 testes foram realizados.

Leitos da rede pública estadual destinados a infectados do Covid-19 na Grande Ilha
UTI: 80 leitos
UTI ocupada: 75 leitos
Enfermaria: 235 leitos
Ocupados: 97 leitos

Números

315 leitos de enfermaria e UTI nos hospitais da Grande Ilha
172 leitos de enfermaria e UTI nas unidades de saúde da Ilha estão ocupados
93% dos leitos de UTI ocupados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.