Comemorações

Homenagens aos 90 anos de Sarney estão sendo adiadas

Devido à crise sanitária causada pelo novo coronavírus, eventos como lançamentos de livros, sessões solenes, atos religiosos, acontecimentos culturais e homenagens ao aniversário do ex-presidente foram adiadas ou não acontecerão

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Ex-presidente da República, José Sarney, chega aos 90 anos de idade e 60 anos de vida pública na política
Ex-presidente da República, José Sarney, chega aos 90 anos de idade e 60 anos de vida pública na política (Sarney)

Figura emblemática da política e da literatura brasileiras no último século, José Sarney comorará 90 anos no próximo dia 24 de abril. Como forma de homenagear a vida e a obra do maranhense, haviam sido marcadas uma série de eventos nas mais diversas instâncias da cultura e da política para festejar a história do ex-presidente e imortal da Academia Brasileira de Letras. Homenagens que, por conta da pandemia de Covid-19, foram adiadas ou obstadas.

Já no dia 15 de abril, Sarney iria receber a primeira homenagem, e não poderia ser em ocasião mais digna, seria reverenciado na Biblioteca do Senado Federal com a exposição “José Sarney, Escritor”. A história da Biblioteca Luiz Vianna Filho se confunde com a de José Sarney. A maior parte do acervo da casa foi adquirida por ele durante seu primeiro mandato como presidente do Senado.

No dia 23 de abril, o ex-presidente seria homenageado duplamente em sessões solenes na Academia Maranhense de Letras e na Assembleia Legislativa do Maranhão. Para o atual presidente da Academia Maranhense de letras, Carlos Gaspar, a sensação de frustração pelo adiamento da sessão é transitório.

“Ao sabermos que a sessão não poderia ser realizada na data programada, foi inevitável o sentimento de frustração. Contudo, sabemos que esses 90 anos de história do intelectual não se resumem a um único dia. Dessa forma, é óbvio que essa é uma marca que pode e será comemorada por todo o ano”, disse Gaspar.

Tanto a Academia Maranhense de Letras quanto a Assembleia Legislativa devem manter as homenagens ao ex-presidente em datas futuras.

“O senhor José Sarney teve sem dúvida uma carreira política marcante. Foi governador do Maranhão, presidente do Congresso Nacional e da República. As diferenças políticas não devem fazer com que neguemos a história, ainda que a compreendamos de forma diversa”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto.

No dia 24 de abril outra exposição em comemoração aos 90 anos do ex-presidente seria aberta no Convento das Mercês, sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira. Assim como a Biblioteca Luiz Vianna Filho, o acervo do Convento das Mercês tem em José Sarney o seu maior mecenas.

No dia do lançamento do documentário seria lançado um livro de depoimentos sobre o José Sarney organizado pelo grupo JS90 e uma mesa-redonda na UniEuro sobre “A Obra de José Sarney”. Ainda na esfera literária, no dia 5 de maio, os livros “José Sarney: Sessenta anos de Política”, de Ronald M. Schneider, e “O Segredo de Sarney”, de José Augusto Ribeiro, seriam lançados pela Editora Krauss.

“Diferentemente daquelas poucas figuras de outros países com as quais tem sido comparado, esse intelectual de primeiro nível não é nem um escritor que se voltou para a política, nem um político que manteve uma atividade literária paralela”, disse Schneider.

As homenagens ao ex-presidente transcendem as solenidades, exposições, manifestações religiosas e literárias, chegando ao cinema. Para o dia 24 de abril, está programada a estreia de documentário sobre José Sarney na TV Mirante. No dia 12 de maio seriam lançados outros dois documentários. Uma produção da TV Senado e outra pela TV Câmara.

Mais homenagens

Em 24 de abril, uma Missa de Ação de Graças deveria ser celebrada por Dom Xavier, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, iria abençoar o aniversário do ex-presidente.

No dia 12 de maio, no Salão Negro do Congresso Nacional, seria aberta exposição sobre José Sarney, feita conjuntamente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Para o mesmo dia estava programada Sessão Solene conjunta das duas Casas do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal, em homenagem ao Presidente José Sarney. Os presidentes Rodrigo Maia e David Alcolumbre contavam com a presença dos demais ex-Presidentes da República, dos mais destacados componentes das 13 legislaturas de que Sarney participou e dos principais colaboradores do seu período presidencial.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chefiado pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, faria também sessão solene em homenagem ao Presidente Sarney.

Para o dia 17 de julho, estava programada Sessão Solene da Academia Brasileira de Letras, no Petit Trianon. Nesta data a eleição que escolheu José Sarney fará 40 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.