Encontro

Ministros de Saúde do G20 se reúnem para debater impacto da Covid-19 no mundo

Novo ministro da Saúde, Nelson Teich, participou do encontro, afirmou que não "há caminho fácil" contra a Covid-19 e se disse preocupado com fake News

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Nelson Teich falou sobre os desafios de enfrentar a Covid-19 em reunião dos ministros de saúde do G20
Nelson Teich falou sobre os desafios de enfrentar a Covid-19 em reunião dos ministros de saúde do G20 (Nelson Teich)

O ministro da Saúde do Brasil, Nelson Teich, participou, ontem, de uma reunião, por videoconferência, dos ministros da saúde do G20. Essa é uma das primeiras agendas oficiais de Teich, que tomou posse na sexta-feira.

A reunião debateu a pandemia da Covid-19 e o impacto na população mundial. O G20 reúne os líderes das principais economias do mundo e representa cera de 90% do PIB do planeta.

No mês passado, em reunião extraordinária, os líderes determinaram que os países compartilhassem as melhores práticas nacionais para desenvolver um pacote de ações urgentes combate à pandemia de forma conjunta.

Manifestação

Nelson Teich afirmou que não há "caminho fácil" para que o mundo saia da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, e que os sistemas de saúde não serão mais os mesmos.

“Não tem caminho fácil para sair da crise e acredito que os sistemas de saúde nunca mais serão os mesmos depois dessa experiência", afirmou Teich em sua fala durante a videoconferência.

O ministro da Saúde afirmou ainda que o Brasil reconhece o papel e a importância do trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta pandemia que, segundo ele, traz desafios "profundos" para todos os países.

“A urgência da covid19 está nos confrontando a todos, e isso é crítico. E parabenizamos essa reunião dos ministros da Saúde do G20, considerando os profundos desafios que essa pandemia traz para o bem-estar social e econômico da nossa população neste momento”, afirmou.

Nelson Teich ressaltou que a reunião foi sua primeira participação internacional como ministro, e ressaltou que o Brasil se compromete em cooperar com os outros participantes.

"Levando em conta que essa é minha primeira participação internacional como Ministro da Saúde do Brasil, eu quero aproveitar essa oportunidade para reforçar o compromisso brasileiro em trabalhar junto e achar soluções", ele finalizou.

Fake news

Teich se mostrou ainda preocupado com a circulação do volume de informações erradas, segundo trechos do discurso enviados pelo Ministério da Saúde e defendeu iniciativas para estimular a comunicação adequada e combater as chamadas fake news. "Isso é um problema", avaliou no encontro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.