Covid-19

Consumidores ignoram orientação de isolamento e lotam feira em São Luís

Domingo foi de intensa movimentação de pessoas e veículos na Feira da Cidade Operária; maioria das pessoas não usava máscaras; na Praia do Araçagi foram colocadas barreiras para evitar circulação de banhistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Feira da Cidade Operária estava com grande movimentação na manhã de ontem
Feira da Cidade Operária estava com grande movimentação na manhã de ontem (feira)

São Luís - Muita gente ainda insiste em descumprir as medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades, que seguem as orientações do Ministério da Saúde para tentar reduzir o número de casos de Covid-19 na capital. Conforme boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, eram 990 casos confirmados até sábado (18).

Ontem, era intensa a movimentação de consumidores fazendo compras na Feira da Cidade Operária, bairro onde há vários casos da doença. A maioria dos consumidores, entre crianças, jovens e adultos, não usava máscara, expondo-se ao perigo de contrair a gripe. Até crianças em carrinhos de bebê foram vistas em meio aos consumidores. Carros, motos, bicicletas circulavam normalmente e não havia nenhum tipo de fiscalização.

A Feira da Cidade Operária, cujos feirantes se dividem nas áreas internas e externas, costuma ser bastante movimentada aos fins de semana. Trata-se de um passeio obrigatório para muitas famílias do bairro, mas que não estão respeitando as medidas de isolamento social para evitar que mais pessoas sejam contaminadas pelo novo coronavírus.

“Aqui realmente parece que está tudo normal. As pessoas vão à feira sem nenhum problema, bem como ao supermercado, às praças, ou seja, parece que não têm medo de nada. Infelizmente, todos estão correndo riscos, pois o vírus é invisível e ninguém sabe quem está doente ou não. Acredito que deveria haver mais orientações aqui, pois o que a gente percebe é que há pessoas que não têm noção da seriedade do problema, porque se tivesse, com certeza estaria em casa”, disse Paulo Lopes, morador do bairro Cidade Operária.

Praias
A Região Metropolitana de São Luís tem mais de 90% dos casos do novo coronavírus no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Saúde (boletim do dia 18 de abril). Muita gente também parece tentar levar uma vida normal neste período, inclusive com passeios na praia aos sábados e domingos. Como em todo o Brasil, as praias da capital estão sendo interditadas aos fins de semana, para evitar as aglomerações sobre a faixa de areia.

Ontem, foi a vez da Praia do Araçagi, onde homens da Guarda Municipal colocaram barreiras para impedir a entrada de banhistas. O resultado foi uma praia completamente deserta. “Eu achava que o problema seria aglomeração e que daria para ficar na praia afastado de outras pessoas, mas estou vendo que isso também não pode”, disse Juliana Farias, moradora do bairro Araçagi.

Desde o último dia 22 de março, as praias de São Luís estão sendo fiscalizadas em toda a orla marítima. O monitoramento é feito pela Guarda Municipal e por militares, que estão aptos a dispersar todos os banhistas para as suas respectivas residências. O objetivo da nova medida é conter o avanço do novo coronavírus. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.