Literatura

Livro de Maria Firmina dos Reis em versão digital e gratuita

Companhia da Letras libera obras de seu catálogo, entre os quais o livro "Úrsula", da romancista maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
"Úrsula" é um clássico da literatura
"Úrsula" é um clássico da literatura (ursula)

SÃO LUÍS- O romance "Úrsula” da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, em sua versão e-book, está liberado para ser baixado gratuitamente até esta terça-feira (21) nas plataformas digitais. A iniciativa foi da editora Companhia das Letras, que liberou 13 obras de seu catálogo para os leitores que cumprem isolamento social.

Além de “Úrsula”, podem ser adquiridos de graça obras como “Orlando”, de Virginia Woolf, “Amoras”, de Emicida, “O amor como revolução”, de Pastor Henrique Vieira, e ainda outros.

Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira, desafiou a sociedade do século XIX ao se posicionar contra a escravatura em seus textos, com uma visão partindo do ponto de vista dos escravizados, inaugurando a chamada literatura afro-brasileira.

Maranhense, Maria Firmina foi a primeira escritora a humanizar os escravos que eram personagens de suas obras, algo inimaginável para a época. Obras como o livro “Úrsula” (1859) e o conto “A Escrava” (1887) marcaram a literatura brasileira com críticas à escravidão.

Audiobooks

A Auti Books, em parceria com autores e editoras, passará a oferecer semanalmente dois audiobooks gratuitamente. As novidades serão anunciadas no Instagram da plataforma de comercialização de audiobooks.

Títulos como “Me Poupe!”, da Nathália Arcuri, e “Como as Democracias Morrem”, de Levitsky e Ziblatt, são alguns dos que já foram disponibilizados gratuitamente aos ouvintes da Auti Books. Para garantir o audiobook sem custo, basta acessar a plataforma www.autibooks.com, selecionar o título e enviar para o carrinho. Antes de fechar a compra adicione o cupom VAMOSAJUDAR e o valor será alterado para grátis. Ao finalizar o processo, o audiobook estará disponível na estante do usuário para ser ouvido.

"Recentemente disponibilizamos os 10 clássicos infantis da Auti Books para download gratuito e percebemos a crescente demanda por conteúdo nesses dias de distanciamento social. Por isso, conversamos com autores e editoras para que mais pessoas e empresas entrassem com a Auti Books nessa empreitada. O resultado poderá ser conferido semanalmente no perfil da Auti Books no Instagram”, comenta Claudio Gandelman, CEO da Auti Books. “É muito gratificante contar com o apoio de todos e também poder ajudar a população num momento como este onde todo mundo está aprendendo a viver e conviver de um jeito diferente do que estávamos acostumados”, finaliza o executivo.

Com curadoria e edição minuciosas, os audiobooks que compõem o catálogo da Auti Books, em suas 35 categorias, são produzidos e gravados em estúdios profissionais e focam na experiência do ouvinte, na interpretação de cada texto e no resgate da sensação acolhedora ao se escutar uma história.

A Auti Books, que surgiu em junho de 2019, conta atualmente com mais de 600 obras. Além das editoras sócias – Intrínseca, Record e Sextante –, outras empresas do mercado editorial também contam com alguns de seus títulos disponíveis no site, caso da Saraiva Educação e da Companhia das Letras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.