Covid-19

Escutec/O Estado: 75% apoiam o isolamento social em São Luís

Pesquisa entrevistou 1.064 pessoas, por telefone, e mostrou ainda a avaliação do desempenho do presidente Bolsonaro e do governador Flávio Dino

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Desempenho de Flávio Dino diante da crise do novo coronavírus é aprovado por 62% da população de SL
Desempenho de Flávio Dino diante da crise do novo coronavírus é aprovado por 62% da população de SL (Flávio Dino)

A Pesquisa Escutec/O Estado traz, pela primeira vez, um panorama sobre a população de São Luís diante da crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Pelos dados, 75% dos entrevistados concordam com o isolamento social que inclui também manter o fechamento do comércio de produtos não essenciais. No levantamento, é mostrado que a maioria dos ludovicenses desaprovam o desempenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diante da crise e aprovam as medidas adotadas pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

A pesquisa Escutec/O Estado questionou os entrevistados sobre a possibilidade de pessoas que não são do grupo de risco de saírem para trabalhar, que é uma possibilidade defendida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Neste aspecto, 23% disseram que as pessoas que não são do grupo de risco deveriam sair para trabalhar. Mas 75% defende que mesmo as pessoas que não são do grupo de risco devem continuar em casa. Outros 2% não sabem ou não responderam.

Estes percentuais da primeira pergunta se repetem quando foi questionado aos moradores de São Luís sobre a reabertura do comércio de produtos não essenciais na capital. Defendendo que deve ser reaberto, opinaram 23% dos entrevistados, enquanto 75% defendem que deve permanecer fechado. E 2% não sabem ou não responderam.

Os dados sobre o isolamento social refletem na avaliação que os ludovicenses fazem do desempenho do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do presidente da República Jair Bolsonaro.

O comandante do Palácio do Planalto é um defensor da volta do funcionamento do comércio e fim do isolamento de pessoas que não são consideradas do grupo de risco. As defesas de Bolsonaro são sempre justificadas pela economia.

A postura de Bolsonaro é considerada como tendo um desempenho ótimo por 6% da população de São Luís. Outros 15% consideram o desempenho bom e 25%, afirmam ser regular. Consideram ruim o desempenho do presidente em relação ao surto da Covid-19 13%, e péssimo, 35% dos entrevistados. Não sabem ou não responderam somam 6%.

Com uma postura ao contrário da do presidente da República, Flávio Dino aparece com o desempenho durante a crise sanitária causada pelo novo coronavírus considerado ótimo por 17% dos ouvidos. Acreditam ser bom, 38% , e regular, outros 20%. Consideram ruim 10% e péssimo, 12%. Já 3% dos entrevistados não responderam ou não sabem.

Aprovação

A pesquisa Escutec/O Estado também traz a aprovação e desaprovação tanto do presidente da República quanto do governador do Maranhão.

Sobre Bolsonaro, foi questionado aos entrevistados se aprovam ou desaprovam o desempenho do presidente no surto do novo coronavírus. Disseram que aprovam 38% dos entrevistados e 63%, desaprovam o presidente da República. Outros 9% não sabem ou não responderam.

Já o desempenho de Flávio Dino na crise sanitária causada pela Covid-19 é aprovado por 62% dos ludovicenses enquanto 35%, desaprovam e 3%, não sabem ou não responderam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.