Imunização

Drive-thru: ação termina com 27 mil idosos vacinados em São Luís

Segunda etapa tem público-alvo formado por profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos, presidiários, caminhoneiros e trabalhadores portuários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Cidadão recebeu dose da vacina sem precisar sair de dentro do carro na ação apoiada pelo Detran-MA
Cidadão recebeu dose da vacina sem precisar sair de dentro do carro na ação apoiada pelo Detran-MA (vacina driva-thru)

A campanha de vacinação no sistema de drive- thru, realizada de 30 de março até ontem, na área de provas práticas do Detran MA, no Castelinho, foi encerrada com um total de 27.732 idosos imunizados contra a Influenza e H1N1. A campanha foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SES), e contou com o apoio do Detran MA, Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e do Corpo de Bombeiros.

Para a diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, que participou de toda a ação, o sistema drive-thru foi muito positivo e recebeu um grande fluxo de idosos que buscou se imunizar com mais segurança, neste momento de prevenção contra o Covid 19. “Os resultados foram positivos e os agentes de saúde aplicaram, em média, 1.980 vacinas por dia. Isso prova a dedicação e o esforço de todos os envolvidos”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, parabenizou toda a equipe que trabalhou no atendimento drive-thru. “A cooperação dos envolvidos neste trabalho, e do Detran-MA, foi fundamental para organização e segurança desta campanha de vacinação. Parabéns a todos”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em visita ao local, durante a campanha, agradeceu o empenho do Detran-MA e dos demais Órgãos na ação de imunização. “Esta parceria com o Detran-MA, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foi fundamental para o sucesso desta vacinação”, disse Carlos Lula.

O modelo ofereceu a vantagem de um atendimento organizado, rápido e seguro realizado através das iniciais. Os idosos apoiaram o sistema drive-thru, principalmente, por não haver aglomerações de pessoas.

Satisfação

Os aposentados Telma Santos e Raimundo Oliveira, que foram juntos ao local, disseram que ficaram felizes com o sistema de vacinação. “Chegamos cedo e esperamos atendimento confortavelmente, em nosso carro. Foi tudo rápido e sem estresse. Parabéns aos organizadores da campanha por esta iniciativa”, afirmou a aposentada, de 60 anos.

O professor José Antonio Ribeiro, 63 anos, elogiou a organização e o atendimento ágil. “Quero parabenizar os agentes de saúde pelo atendimento. E antes da vacina, fomos abordados e instruídos pelo Detran-MA sobre não precisar sair do veículo. Está super aprovado”, elogiou.

Crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, com as inciais de K a Z, também foram vacinadas.

O Ministério da Saúde deu início ontem à segunda fase da campanha, que em São Luís será operacionalizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Balanço

O último levantamento, do dia 16 de abril, contabilizou que 228.903 pessoa já foram vacinadas contra a gripe H1N1 na capital. Quanto as próximas fases da campanha, a Semus comunica que o plano está em fase final de elaboração e deve ser divulgado em breve”, disse a Semus em nota.

A campanha de vacinação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMA) e Detran-MA, que está fornecendo a logística necessária para a vacinação utilizando o sistema de drive thru.

Segunda fase

A expectativa é vacinar 15,6 milhões de pessoas na segunda fase da campanha, iniciada ontem. Indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo e trabalhadores portuários se juntam ao grupo prioritário, formado por membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população carcerária e funcionários do sistema prisional. A segunda fase da campanha segue até 8 de maio.

Antecipação

Este ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha contra influenza, de abril para março, para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, estados e municípios têm buscado estratégias para evitar aglomerações, em especial nos serviços de saúde. A vacina não protege contra a Covid-19, mas auxiliará médicos na exclusão do diagnóstico da gripe, cujos sintomas são parecidos, o que auxilia na exclusão de diagnósticos.

O que é gripe H1N1 ou influenza?

Trata-se de uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, conhecida também, como gripe Influenza tipo A ou ainda, gripe suína. O vírusé transmitido de uma pessoa a outra por meio de partículas que saem da boca,do espirro, tosse ou fala. É possível pegar a gripe também por contato com superfícies infectadas por gotículas respiratórias. O problema dessa doença é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar até a morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.