Música

Mirante FM entra na onda das lives

As lives da emissora são transmitidas via aplicativo nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 21h às 22h; o número de downloads gratuitos aumentou em 300%, segundo o diretor artístico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Claudinho Polary é um dos apresentadores que participam das lives
Claudinho Polary é um dos apresentadores que participam das lives (claudinho polary )

SÃO LUÍS- A Rádio Mirante FM entrou na onda das lives, que estão na moda em todo o mundo, principalmente depois que os casos de Covid-19 começaram a aumentar e chagaram ao Brasil, obrigando as autoridades a editar decretos para o isolamento social da população. Segundo as pesquisas, o veículo rádio cresceu 19% em termos de audiência, enquanto que os aplicativos de download tiveram uma retração de 8%.

As lives da Rádio Mirante FM estão sendo transmitidas pelo aplicativo oficial da emissora, sempre nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 21h às 22h, ou seja, no horário em que a 96,8 está transmitindo o programa nacional “A Voz do Brasil”, obrigatório para todas as emissoras brasileiras de TV e de rádio.

Segundo o coordenador artístico da Mirante FM, Evandro Costa, as lives são comandadas pelos DJs da casa e acontecem de forma bastante descontraída, com iluminação de boate e muita interação com os ouvintes/telespectadores, que sempre enviam mensagens pelo whatsApp.

“Todo momento de crise é, para o rádio, uma oportunidade de reinvenção e, geralmente, conseguimos um resultado altamente satisfatório com relação à audiência, atraindo mais ouvintes. A Rádio Mirante FM sempre esteve na vanguarda de todas as possibilidades comerciais e logo no início desse período turbulento, começamos a fazer as lives pelo Instagram, todas as quintas, sextas e sábados, dando destaque para a música maranhense. Agora, lançamos as transmissões ao vivo exclusivas pelo aplicativo, modalidade inédita”, informou o coordenador.

Qualidade
As lives têm qualidade digital de som e imagem. Basta baixar o aplicativo grátis no celular e ter acesso. “Nós já aumentamos em mais de 300% o número de downloads. Além das lives, reservamos novidades a serem reveladas apenas após a pandemia. Queremos que o ouvinte fique ligado na nossa 96,8”, convidou Evandro Costa.

Para o radialista Glaydson Botelho, da equipe da emissora do Grupo Mirante, é uma oportunidade de fazer a festa para quem está em casa e alegrar a vida das pessoas neste momento delicado que enfrentam os brasileiros. “É gratificante saber que você está ajudando a acabar com a monotonia das pessoas numa fase tão difícil para todos nós. Além disso, nos renovamos e reinventamos. Está sendo bem divertido e nos traz alegria e disposição”.

Uma pesquisa da Kantar Ibope Media mostrou, na segunda-feira (13), que o consumo do rádio aumentou consideravelmente durante o período de isolamento social para o combate ao novo coronavírus. Apesar da quarentena, 71% dos entrevistados afirmaram que consomem mesma quantidade ou mais de conteúdo radiofônico. E 20% reforçando que, agora, ouvem muito mais rádio.

O estudo ainda trouxe outros dados importantes: entre a primeira e a segunda quinzena de março, houve aumento de 77% no número de tweets sobre conteúdo de áudio. O tempo destinado pelos ouvintes também teve ligeiro aumento no período de isolamento: de 4h02, em fevereiro, para 4h18 em março.

As lives da Rádio Mirante FM contam com a participação de todos os radialistas da emissora. O esquema de apresentações é flutuante, segundo informou Evandro Costa. Ele contou que, desde que foi anunciada no Brasil a pandemia global do novo coronavírus, sua primeira atitude foi acionar a equipe de profissionais para uma grande mobilização na programação.

“O momento é de preocupação com a crise da pandemia, mas reafirmamos o poder que o rádio tem, principalmente neste momento crítico, em que o planeta vivencia uma crise sanitária. Apesar de tudo, queremos colher bons frutos dessa fase e esperamos que tudo acabe bem e não demore tanto. Enquanto, isso, continuamos trabalhando, firmes e fortes, para levar entretenimento e informação aos lares dos nossos ouvintes”, afirmou Evandro Costa.

O coordenador artístico ratifica a força do rádio neste período com estudos divulgados pelos principais grupos do mundo, que o colocam como mídia que mais cresce a audiência, no segmento. “Segundos os levantamentos, este tipo supera o crescimento de serviço de streaming de música em alguns países. No Reino Unido, por exemplo, as emissoras de rádio da BBC cresceram 18%”, informou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.