Pandemia

Covid-19: Espanha tem aumento de mortes e total supera 19 mil

O Ministério da Saúde disse que 551 pessoas morreram nas 24 horas transcorridas até esta quinta-feira, 16; infectados já são 182.816 no país

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Sindicato dos Vendedores de Rua da Espanha distribui comida
Sindicato dos Vendedores de Rua da Espanha distribui comida (ESPANHA PANDEMIA )

MADRI - Espanha relatou, nesta quinta-feira, outro aumento substancial de mortes diárias de Covid-19, que elevou o número total para mais de 19 mil, mas as cifras da região da Catalunha indicam que o verdadeiro total pode ser de milhares mais.

O Ministério da Saúde disse que 551 pessoas morreram nas 24 horas transcorridas até esta quinta-feira, mais do que as 523 de quarta-feira, elevando o total a 19.130.

O número total de infectados subiu de 177.633 para 182.816 na quarta-feira, um crescimento que o chefe de emergências, Fernando Simón, disse se dever sobretudo ao aumento dos exames.
A maioria dos recém-identificados tem sintomas brandos ou nenhum, acrescentou.

A Espanha é um dos países mais atingidos pela epidemia global, mas começou a suavizar experimentalmente o isolamento rígido imposto em 14 de março e reativou alguns setores da economia, como a manufatura, no início desta semana.

Lojas, bares, restaurantes e outros locais de convívio social continuam fechados.
“O aumento do número de exames levou a um aumento do número de casos”, disse Simón na coletiva de imprensa diária do governo, um dia depois de o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, prometer uma nova intensificação dos exames.

Mas apesar dos sinais de que o país começa a abaixar a curva de infecções e mortes, as cifras catalãs indicam que nem todos os óbitos foram capturados nas contagens nacionais.
Na noite de quarta-feira, o departamento de saúde da região anunciou outras 3.242 mortes de coronavírus desde o surgimento da pandemia.

Quarentena no Reino Unido

O governo britânico estendeu a quarentena por ao menos mais três semanas, anunciou nesta quinta-feira o ministro de Relações Exteriores, Dominic Raab, que atua como premiê interino, determinando que a população fique em casa para impedir a propagação do coronavírus que já matou mais de 138.000 pessoas no mundo.

“Chegamos longe demais, perdemos muitos entes queridos, já sacrificamos demais para aliviar agora, especialmente quando começamos a ver as evidências de que nossos esforços estão começando a dar frutos”, disse Raab a repórteres.

Raab está substituindo o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.