Mapa da Violência

255 pessoas mortas por policiais em três anos no estado do Maranhão

Levantamento é do site G1, com o apoio da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; somente no passado, ocorreram 71 casos no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Homem foi morto em confronto com policiais em Pedrinhas, na região da Zona Rural capital
Homem foi morto em confronto com policiais em Pedrinhas, na região da Zona Rural capital (MORTE PEDRINHAS )

SÃO LUÍS - Duzentos e cinquenta e cinco pessoas foram mortas por policiais militares e civis durante os últimos três anos no Maranhão, segundo dados divulgados nesta quinta-feira,16, pelo site G1. Somente no ano passado, o registro foi de 71 casos em todo o estado, o que representa uma média de seis mortes por mês. No Brasil, foram 5.804 casos. Esse levantamento faz parte do Monitor da Violência, que é uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados compreendem todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa durante o serviço e fora de serviço. Eles foram solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação e também pedidos às assessorias de imprensa das secretarias de segurança do estados do país. Somente o estado de Goiás não concedeu as informações.

O Monitor da Violência revela que no Maranhão foram 71 mortes em confronto com a polícia no decorrer do ano passado, o que apresentou uma taxa de 1,0, que é calculada a cada 100 mil habitantes. Em 2018, as mortes de pessoas por policiais chegaram a um total de 75 e uma taxa de 1,1. Enquanto no ano de 2017 foram 109 mortes, com uma taxa de 1,6.

Tiroteio em Pedrinhas

Das 71 mortes ocorridas durante confronto policial no estado, em 2019, dois casos foram em plena manhã do dia 22 de novembro, na Região de Pedrinhas, zona rural da capital. Uma das vítimas foi identificada como Christian Fernando Silva, de 22 anos.

A polícia informou que havia um bando, composto por cinco criminosos, atacando um caminhão de carga de secos e molhados, nas proximidades da linha férrea de uma empresa de mineração, em Pedrinhas. Os policiais se deslocaram até o local e foram recebidos à bala.

Houve troca de tiros. Dois assaltantes foram baleados e vieram a falecer. Em seguida, os outros integrantes do bando se embrenharam pela área de matagal. A carga foi recuperada e entregue para o proprietário. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Grande Ilha

Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão revelam que no decorrer da primeira quinzena deste mês não houve registros de morte na Grande Ilha durante confronto policial, mas, no mês passado, ocorreram seis casos. Soment no dia 27 houve um total de cinco mortes.

As vítimas foram identificadas como Marcos Samarony Brito Sousa, de 25 anos; Elízio de Jesus Santos Silva, de 40 anos; Jorge Luís Atenas, de 20 anos; João Paulo Silva Bezerra, de 22 anos; e Carlos Richardson Barbosa, de 20 anos.

A polícia informou ainda que recebeu uma denúncia que haviam criminosos realizando uma “varredura” na zona rural da cidade. Foram feitas incursões nessa localidade e os assaltantes foram abordados na Vila Esperança. Houve confronto. Os criminosos foram baleados e morreram no Socorrão II, área da Cidade Operária. Também no dia 8 do mês passado, Giovane Santos Coelho, de 25 anos, foi morto ao trocar tiros com policiais, no Parque Florêncio, na cidade de Raposa.

Policial morto

O soldado da Polícia Militar, Wanderson Monteiro, foi morto a tiros, no dia 23 de setembro do ano passado, em Imperatriz.

A polícia informou que a vítima estava de folga e fazendo um “bico” em uma loja de celulares na Rua Paraíba, quando dois assaltantes anunciaram o assalto. O militar reagiu, mas acabou atingido com vários tiros e morreu no local.

BOX

Mortos por policiais no Maranhão

Ano 2017: 109 casos

Ano 2018: 75 casos

Ano 2019: 71 casos

Número

255 pessoas foram mortas por policiais no decorrer dos últimos três anos no estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.