Covid-19

Deputado destaca a doação de 107 respiradores por empresas

Aparelhos foram comprados da China após articulação e mobilização de empresários que têm atuação no mercado estadual; respiradores, que chegaram na terça-feira, serão utilizados em hospitais públicos

Ronaldo Rocha/da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Presidente da AL, Othelino Neto, destacou a compra de respiradores a partir de iniciativa de empresas no Maranhão
Presidente da AL, Othelino Neto, destacou a compra de respiradores a partir de iniciativa de empresas no Maranhão (Othelino Neto)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a atuação de empresas maranhenses na aquisição e doação de 107 respiradores para a utili-zação em hospitais públicos do estado no tratamento de pacientes graves diagnosticados com o Covid-19, o novo coronavírus

“Parabenizo as empresas maranhenses que se uniram ao governador Flávio Dino para a doação de 107 respiradores comprados na China, destinados a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, e que serão instalados em hospitais públicos do estado”, afirmou, em seu perfil, em rede social.

Os equipamentos foram comprados da China e chegaram ao Brasil na noite da última terça-feira. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

No início da semana, o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, assegurou que outros 80 respiradores deverão chegar até o fim deste mês.

10 milhões

Na terça-feira, Simplício Araújo afirmou que os empresários movimentaram a arrecadação de mais de R$ 10 milhões em doações para a saúde do Maranhão desde que foi anunciada a pandemia do Covid-19.

Além de respiradores e máscaras, o estado tem recebido doações de termômetros, álcool 70 e em gel, testes rápidos e serviços gratuitos a profissionais de saúde locais. Ele revelou que empresas de vários segmentos já fizeram as doações, como Ômega Energia, Alumar, Eneva, Grupo Mateus, EDP Linhas de Transmissão, Suzano, Gera Maranhão Energia, Universidade Ceuma, Heineken, Lavronorte, Fribal, Grupo Maratá, Comercial Rofe, Centro Elétrico, Potiguar, Roque Aço Cimento, Revest Com. e Serviços, COC, Dínamo Engenharia, Faculdade ISL Wyden, Vale, Canopus, Sinduscon, Sil-veira Engenharia, Dimensão Engenharia, Construtora Escudo, Lua Nova Engenharia, Alfa Engenharia, RJ distribuição, RBC Construções e Constans.

Outras empresas como Agro Serra, Ambev, Grupo Maratá, FC Oliveira, Guaraná Psiu e Solar Coca-Cola estão doando mais de 600 mil litros de álcool para unidades de saúde do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.