Saúde

Cuidados com a voz precisam virar uma rotina

No Dia Mundial da Voz, especialistas falam da importância de ter uma atenção permanente com alguns elementos que podem prejudicar o trato; exercícios simples podem reduzir problemas vocais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Dia Mundial da Voz alerta sobre os cuidados com a voz
Dia Mundial da Voz alerta sobre os cuidados com a voz (voz)

São Paulo- O Dia Mundial da Voz é comemorado hoje, no dia 16 de abril, próxima quinta-feira, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde vocal. O objetivo da data é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

A fonoaudióloga e especialista em voz Karine Pontes, professora de perícia vocal do núcleo de pós-graduação em fonoaudiologia da Faculdade IDE, explica que hábitos simples no dia a dia já podem ajudar a prevenir problemas com a voz. “Entre os principais cuidados, evitar abuso e maus usos vocais, como falar forte, alto, gritar, pigarrear e fazer ‘competição sonora’, quando conversamos alto”, orienta.

Durante a quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão falando menos e, por isso, cometendo menos abusos vocais, de acordo com a professora de fonoaudiologia Karine Pontes. “Neste período de isolamento, a orientação para os profissionais da voz, como professores e cantores, é manter os exercícios vocais para não haver um ‘destreino’. Especialmente para cantores, orientamos que continue cantando, com o objetivo de manter o condicionamento e resistência vocal”, explica.

Para a população geral, a professora de fonoaudiologia da Faculdade IDE lembra a importância de tomar bastante água para hidratar o trato vocal. “Beber água é fundamental para todo o organismo, assim como para as pregas vocais, pois elas estando bem hidratadas, a voz é produzida de forma mais harmoniosa e sem esforço. Se o indivíduo usa a voz profissionalmente, é melhor optar por água em temperatura ambiente, pois bebidas muito geladas podem causar choque térmico e, as quentes, vasodilatação”, conta.

A fonoaudióloga lembra também que realizar mudanças de temperatura para fins terapêuticos da voz só devem ser feitas sob orientação de um fonoaudiólogo. “Deve-se também evitar comidas muito condimentadas, gaseificadas e muito ácidas para não favorecer o refluxo laringofaríngeo, que pode agredir as pregas vocais”, alerta Karine. Na quarentena, vale também as mesmas recomendações, como não gritar, não pigarrear e ter uma rotina saudável, como uma alimentação balanceada e dormir bem, pois ajuda a manter a saúde da voz em dia.

Trabalho da voz
Para quem usa muito a voz no trabalho, os cuidados devem ser redobrados, como docentes que continuam dando aulas à distância, comunicadores e demais profissionais que estão produzindo mais conteúdo em vídeo e áudio durante a pandemia, a exemplo das longas lives (transmissões ao vivo nas redes sociais). “O ideal é procurar também um acompanhamento de fonoaudiólogo para orientar sob aquecimento, desaquecimento e prevenção de lesões de pregas vocais”.

Outro fator importante é ficar atento a alguns sintomas, já que o esforço vocal pode gerar desde fadiga até alguma lesão de prega vocal, surgindo queixa como a rouquidão. “Caso essa rouquidão persista por mais de 15 dias, deve-se procurar ajuda profissional de médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo”, recomenda a professora de fonoaudiologia da Faculdade IDE Karine Pontes.

Problemas
Cantores, professores, locutores, todos esses profissionais têm em comum algo muito peculiar: o uso intenso da voz. Não à toa, são os que mais sofrem com afonias, rouquidão e outras doenças relacionadas, como a laringite. "É muito comum que pessoas que fazem uso abusivo da voz apresentem problemas nas cordas vocais. Qualquer órgão do nosso corpo quando muito requisitado pode ser alvo de processos inflamatórios", explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Cícero Matsuyama.

A laringite ocorre quando a laringe, órgão onde se localizam as pregas vocais, sofre um processo inflamatório, em decorrência de infecções virais, bacterianas, fúngicas, alérgicas ou mesmo por causa do refluxo gastroesofágico. Quando a doença aparece, os principais sintomas são dor, por vezes tosse seca no início do quadro e produtiva (com muco), caso exista uma infecção bacteriana em curso. Há também rouquidão, e, algumas vezes, sensação constante de pigarro na garganta. "Quando há um problema causado pelo uso abusivo da voz, um dos principais sintomas é a rouquidão" detalha o médico.


Nos casos de laringite, o recomendado é procurar ajuda de um especialista, que vai fazer uma avaliação clínica, exames otorrinolaringológicos, como a laringoscopia direta, que é realizada no consultório. Caso o médico confirme o diagnóstico, o tratamento vai depender do que causou a doença. Medicamentos anti-inflamatórios, antialérgicos e até protetores gástricos, nos casos de refluxo, estão entre as principais medidas para eliminar o problema. "Outra coisa igualmente importante é fazer repouso vocal, falar sem exageros e evitar gritar durante o tratamento", recomenda Matsuyama.

SAIBA MAIS

Algumas estratégias auxiliam no aquecimento da voz possibilitando uma emissão mais solta e leve, que podem ser realizadas de uma forma simples cotidianamente. Essas maneiras de exercitar a voz ajudam mantê-la limpa e com boa projeção durante todo o dia.

Realizar gargarejos sonorizados repetidamente;
Circular a língua ao redor dos dentes anteriormente no sentido horário e anti-horário;
Bocejar abrindo bem a boca e emitindo uma vogal prolongada de forma solta;
Realizar suspiros sonorizados soltos;
Mastigar de boca aberta emitindo sons nasais.


Seja amigo da sua voz: dicas para manter a saúde vocal

Água e maça. “Tomar 2 litros de água diariamente para evitar a desidratação e comer maçã para “limpar” o trato vocal. ...
Você é o que você come. ...
Não grite. ...
Evite receitas caseiras. ...
Evite álcool e o cigarro. ...
Não cante ou fale em público sem as técnicas corretas. ...
Mantenha uma postura correta. ...
Não pigarreie.
Evite café em excesso
Articule bem as palavras
Preste atenção na sua respiração
Evite o ar condicionado
Modere na pimenta

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.