Solidariedade

Ato de Solidariedade: Em tempos de pandemia, máscaras são feitas para doar

Roseane Goulart já confeccionou mais de 200 máscaras por conta própria

Bárbara Lauria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Roseane faz a confecção das máscaras em casa
Roseane faz a confecção das máscaras em casa (Roseane)

Com as recomendações do Ministério da Saúde, a procura por máscaras aumentou drasticamente, e como uma alternativa às máscaras descartáveis, que estão em falta em diversos lugares, muitos estão optando pelas reutilizáveis feitas a mão. Tendo isso em vista, Roseane Goulart, dona de casa, decidiu confeccionar máscaras em casa para doar àqueles que estão precisando.

A ideia surgiu após ter produzido máscaras para si e sua família. “Bem, iniciei fazendo para minha família (eu, meu marido e filha). Depois com a monotonia da quarentena sentir a necessidade de tornar meu tempo útil contribuindo com essa habilidade da costura que tenho. E simplesmente postei no Instagram minha decisão, E graças a Deus, estou tendo a oportunidade de ajudar muita gente”, comentou.

Roseane produz cerca de 30 máscaras por dia, no momento ela já produziu mais de duzentas sozinha. “As pessoas trazem seus tecidos, e o combinado é que será 10 unidades por solicitação. E como sempre sobra tecido, sempre peço a doação para confeccionar para outras pessoas”, explicou.

Além daqueles que solicitam as máscaras pelo Instagram, Roseane também fez doações para algumas redes de saúde. Para entrar em contato, é só entrar em sua página do Instagram @roseanegoulart. Após a entrega das máscaras, ela sempre recomenda que lavem com água e sabão antes do uso.

Máscaras Adequadas

Em seu site, a infectologista Maria dos Remédios explicou, a partir das instruções do ministério da Saúde, quais são as máscaras adequadas para a prevenção contra o novo coronavírus, como o uso de duas camadas de tecido, tamanho adequado, etc.

A infectologista também enfatiza: “O uso de máscaras é tão importante quanto ficar em casa para combater a pandemia”.

Instruções do Ministério da Saúde

  • Usos de tecido:
- Tecido de saco de aspirador

- Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)

- Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)

- Fronhas de tecido antimicrobiano

  • Medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz
  • Bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.