Preocupação

TCE mostra que 65% dos prefeitos do Maranhão ainda não prestaram contas

Somente 76 Prefeituras já estão com os documentos da prestação de contas do município referente ao exercício financeiro de 2019 no Tribuna de Contas do Estado (TCE)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
TCE recebeu até o momento somente prestação de contas de 76 prefeituras do Maranhão
TCE recebeu até o momento somente prestação de contas de 76 prefeituras do Maranhão (TCE-MA)

A direção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) manifestou nesta quarta-feira, 15, preocupação com o ritmo lento de entrega das prestações de contas relativas a 2019. O comparecimento permanece abaixo da média dos anos anteriores, mesmo sendo feita inteiramente em meio eletrônico, a exemplo do ano passado, quando a inadimplência ficou próximo de zero.

Até o momento, em relação aos municípios, 76 dos 217 prefeitos e 106 presidentes de câmaras concluíram sua entrega, isto representa nos municípios 35% das prefeituras e 48% do legislativo que apresentaram duas prestações de contas.

Na esfera estadual a situação é ainda mais grave, visto que apenas duas unidades gestoras prestaram contas. Em resumo, mais da metade dos fiscalizados ainda não cumpriu esse dever constitucional junto ao Tribunal de Contas.

A situação preocupa o TCE, mesmo diante do novo prazo concedido pelo órgão para a entrega das contas, no contexto das medidas de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). As prestações de contas podem ter sua enrega finalizada até o dia 04 de maio, 30 dias além do prazo original. A nova data foi definida em 19 de março passado, durante reunião com dirigentes da Federação dos Municípios Maranhenses – Famem. A decisão se encontra na Portaria nº 334, publicada no Diário Eletrônico do Tribunal.

De acordo com o presidente do órgão, conselheiro Nonato Lago, a medida é coerente com as restrições impostas pelas medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavirus (Covid-19). “Temos, portanto, um mês a mais para o cumprimento dessa obrigação por parte de nossos fiscalizados o que é suficiente, levando em conta que as contas anuais são apresentadas ao TCE por meio de sistemas eletrônicos”, observou o conselheiro.

Nesse sentido, a direção do TCE faz um alerta aos seus fiscalizados, entendendo que a inadimplência só agrava ainda mais os problemas a serem enfrentados pela gestão pública brasileira em todos os níveis, como consequência da pandemia mundial. “Estar em dia com suas obrigações junto aos órgãos de controle é fundamental para enfrentar os tempos difíceis que virão”, adverte o presidente do TCE, conselheiro Nonato Lago.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.