Pandemia

Região Metropolitana de São Luís é 9ª em casos de Covid-19 por mi/hab

De acordo o MS, região contabiliza 151 casos por um milhão de habitantes e engloba São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Parte da população de São Luís  desrespeita o isolamento, a exemplo de aglomeração registrada em agência bancária no centro
Parte da população de São Luís desrespeita o isolamento, a exemplo de aglomeração registrada em agência bancária no centro (Agromeração)

São Luís - Recentemente, um estudo feito pela start up brasileira de tecnologia In Loco mostrou que São Luís está entre as capitais brasileiras que mais desrespeitam o isolamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus. Para agravar a situação, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) nessa segunda-feira, 13, a cidade ludovicense, como Região de Saúde, que é uma categoria elaborada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está na 9ª colocação, dentre as demais do Brasil, com maior número de casos de Covid-19 por um milhão de habitantes.

De acordo com o levantamento do MS, o coeficiente de incidência da quantidade de infectados pelo coronavírus do Brasil mostrou que a primeira posição está com a 1ª Região Fortaleza, no Ceará, com 439 casos por um milhão de habitantes. Na sequência, aparecem São Paulo, com 404 casos; Manaus, Entorno e Alto Rio Negro, no Amazonas, com 281 casos; Distrito Federal, com 169 casos; Área Central, no Amapá, com 168 casos; Laguna, em Santa Catarina, com 157; Rio Negro e Solimões, no Amazonas, com 154, e Metropolitana 1, no Rio de Janeiro, com 154.

A Região de Saúde São Luís – que engloba, ainda, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara - é a próxima, na nona posição, com 151 casos confirmados. Após a capital maranhense, vem a Região 22 – Pampa, no Rio Grande do Sul, com 149 casos confirmados, segundo dados do Ministério da Saúde. Importante destacar que o coeficiente de incidência foi calculado considerando a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para este ano.

Região de Saúde

A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que orienta o processo de descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores (Pacto pela Saúde 2006, Portaria/GM n.º 399 de 22 de fevereiro de 2006). No Maranhão, a regionalização está representada por 19 Regiões de Saúde e 8 Macrorregiões. A Saúde no estado se estrutura por meio das Redes Assistenciais de Saúde (RAS), que são: Rede de Doenças Crônicas, Rede de Pessoas com Deficiência, Rede Materno-Infantil, Rede de Atenção às Urgências e Emergência e Rede de Saúde Mental.

Além de São Luís, as outras Regiões de Saúde do Maranhão são Zé Doca, Pinheiro, Viana, Rosário, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Caxias, Codó, Timon, Bacabal, Pedreiras, Santa Inês, Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda, Presidente Dutra, São João dos Patos e Balsas.
Capital em emergência

Dentre as 27 capitais brasileiras, 12 já entraram em cenário de emergência, devido ao número de contaminações pelo coronavírus sobre a população total de cada uma dessas cidades. São Luís aparece nessa lista, com 392 casos confirmados de Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite de segunda-feira, 13. No Maranhão, é o município com a maior quantidade de pessoas infectadas pela doença.

Hoje, o cenário nacional aponta uma incidência média de 111 contaminações para cada 1 milhão de habitantes. Em 12 capitais, porém, o volume de contaminações está acima dessa média. Além de São Luís, as outras cidades são Fortaleza, São Paulo, Manaus, Macapá, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, Brasília e Boa Vista. Em outras seis capitais, a situação foi classificada como "atenção": Curitiba, Natal, Rio Branco, Belo Horizonte, Salvador e Belém.

As demais nove capitais têm incidência de casos abaixo da média nacional, conforme o Ministério da Saúde.

Desrespeito a isolamento

Um estudo feito pela start up brasileira de tecnologia In Loco mostrou que São Luís está entre as capitais brasileiras que mais desrespeitam o isolamento social, medida que objetiva separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus) das não doentes, para evitar a propagação do vírus. O Maranhão, por sua vez, está ocupando a 8ª posição, dentre as unidades federativas do Brasil.

Segundo o levantamento, em relação ao Nordeste, a capital maranhense aparece em 7º lugar. Isso significa que está na antepenúltima posição, perdendo apenas para Maceió, no Alagoas, e Aracaju, em Sergipe. O estudo do In Loco demonstra que 54,4% da população ludovicense estão em isolamento social. Para se ter uma ideia de como essa porcentagem está muito abaixo dos melhores índices, Florianópolis, em Santa Catarina, apresenta o resultado de 63,2%, ocupando a primeira colocação.

No entanto, no Nordeste, a primeira posição de respeito ao isolamento social está com Recife, capital de Pernambuco, com 60%. De acordo com o In Loco, com relação aos estados, o índice de respeito da população maranhense com relação ao isolamento social é de 60,8%.

Saiba Mais

Coronavírus no Maranhão

O boletim da SES mostra que o Maranhão registra 478 casos confirmados de coronavírus, com 68 pessoas recuperadas. Até a noite de segunda-feira, o número de mortes decorrentes da doença era de 32. Atualmente, 22 municípios do estado possuem contaminados, além de São Luís. As cidades são Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz, Raposa, Caxias, Santa Rita, Timon, Vitória do Mearim, Viana, Açailândia, Santa Inês, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Cajapió, Colinas, Cantanhede, Chapadinha, Cachoeira Grande, Altamira do Maranhão, Mirinzal e Zé Doca.

No Hospital São Domingos (HSD), já são 50 casos positivos de Covid-19, sendo 20 referentes a pacientes internados e 30 em isolamento domiciliar. Além disso, duas pessoas morreram, mas 60 monitorados foram descartados após exames laboratoriais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.