Adaptação

Cuidados para toda a família durante o isolamento

Listamos algumas atividades que precisam ser feitas durante a quarentena, para organizar o tempo e manter o ambiente saudável para toda a família; limpeza, organização e aplicativos que podem ser úteis para enfrentar o período difícil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Ficar em casa exige algumas adaptações
Ficar em casa exige algumas adaptações (quarentena)

SÃO PAULO- É hora de ficar em casa. E para ficar bem nesse momento que requer isolamento social comece por aceitar a casa como ela é. Amar a casa como ela é. Agradecer a casa, considerá-la um espaço sagrado, um refúgio, um lugar que acolhe, abraça e concede estabilidade e segurança.
Passar mais tempo dentro de casa e com a casa pode ser um desafio, pois também é um relacionamento. E, assim, viver com a casa pode ser como viver com um familiar muito próximo todos os dias, todas as horas, todos os momentos.

Tente manter uma rotina organizada durante a quarentena, dedicando seu tempo a deixar o ambiente mais agradável, uma vez que é onde você tem ficado mais tempo no momento. Aproveite e faça uma limpa do bem em seu guarda-roupa.

Desapegue de algumas peças e deixe o ambiente mais funcional.

Escolha o cômodo da casa ideal para fazer o home-office. Neste espaço, faça uma adaptação, uma boa faxina.

Na hora da faxina, separe e avalie os objetos e elementos presentes no ambiente de trabalho e retire aqueles que já não terão nenhuma utilidade para você. Não se esqueça de conferir gavetas e armários para retirar objetos e papéis que podem ser descartados.

Cuidados com a pele
Nada melhor do que aproveitar os dias de quarentena para cuidar do corpo e da mente. E ainda mais para colocar a rotina de skincare em dia e dar um respiro para os poros ficando sem maquiagem. Para te acompanhar nesse período de reclusão, as marcas Neutrogena e Weleda separaram dicas para passar esse período de isolamento social.

Qualquer rotina de skincare, começa com uma boa limpeza da pele, e podemos dizer que é o passo mais importante. Poluição, células mortas, maquiagem e tantos outros resíduos entopem os poros e acabam deixando a pele desequilibrada e sem aparência saudável. Além disso, a limpeza é fundamental para que os ativos dos passos seguintes tenham uma boa penetração e façam o efeito prometido.

De uma a duas vezes por semana é importante incluir na rotina de cuidados uma boa esfoliação. É nesse momento que acontece a remoção de impurezas mais profundas e a renovação das células - eliminando as mortas e estimulando a produção de novas. O resultado é uma melhor respiração cutânea, uma pele mais uniforme e saudável. Vale lembrar, que o corpo também precisa ser esfoliado!

Apesar de ainda ser uma etapa que muitas pessoas pulam na rotina de skincare, a tonificação é essencial e traz diversos benefícios para o rosto. Além de auxiliar a penetração dos outros produtos, o tônico regula o ph da pele, que é alterado por maquiagem, poluição e sabonetes.

Outro passo fundamental, perfeito para esses dias que temos mais tempo livre, é a máscara facial. Com uma alta concentração de ingredientes ativos, esses produtos fornecem um cuidado intenso e atuam até nas camadas mais profundas da pele. Vale investir 15 minutinhos da semana nesse tratamento,

A hidratação é indispensável para manter a pele saudável, jovial e bonita. Ela é a responsável por equilibrar o nível de água na cútis e por impedir a aspereza, descamação e coceira. É importante manter a pele tanto do rosto quanto do corpo hidratada e usar produtos específicos para cada área.

Crianças
Para a pediatra Patrícia Rezende, do grupo Prontobaby, é importante estabelecer uma rotina, já que a alta tensão em casa pode gerar estresse para crianças e adolescentes.

"A situação pode causar irritabilidade, piora da imunidade e dificuldade para dormir, além de ansiedade, depressão e queda no rendimento escolar", cita.

Por isso, você precisa estabelecer horários fixos para a criança acordar, dormir, fazer as refeições e atividades escolares. A pediatra dá outras dicas do que fazer para minimizar os efeitos social no desenvolvimento do seu filho. Confira a seguir:

Celular e televisão
- O tempo de tela deve respeitar os limites estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A recomendação é que crianças com menos de um ano não sejam expostas a nenhuma tela. Crianças de até cinco anos devem passar, no máximo, uma hora, seja para assistir TV ou vídeos. Os maiores de cinco anos podem, no máximo, duas horas diante da tela, por dia. No entanto, entendemos que pelo momento difícil, é possível que o tempo de tela aumente um pouco e a mãe não consiga cumprir o que foi estabelecido, isso também é normal. O importante é ter em mente que essa não pode ser a única atividade que a criança tenha durante o dia.

Atividade física
Separe mais de um horário do dia para fazer atividades físicas dentro de casa e, se possível, com a participação de pais e filhos. Estimule a criatividade: criar circuitos com travesseiros e garrafas plásticas, dançar e fazer brincadeiras antigas. Isso incentiva o convívio, além de gastar a energia que as crianças têm de sobra.

Afeto
Use a tecnologia a favor de todos. Estimule os avós a terem conversas por videoconferência com os netos. Esses momentos de descontração podem tranquilizar as crianças ao matarem as saudades e verem que todos estão bem.

Explicação
É importante conversar sobre a situação atual, com linguagem simples e adequada a cada idade. Você pode transmitir as informações de forma tranquila e lúdica, para evitar o medo, a ansiedade e a elevação do estresse. É importante ressaltar que tudo vai passar e ficar bem.

Alimentação
Mantenha uma alimentação variada e colorida para ter a sua imunidade e a dos seus filhos em dia. É muito importante que ela seja rica em zinco, selênio, antioxidantes, vitaminas C e E, ômega 3 e probióticos.

Leitura
Tire esse momento para ficar mais perto do seu filho, ele irá lembrar disso pra sempre. Leia livros, façam receitinhas juntos, brinquem, vejam filmes. Os tempos atuais são difíceis, mas tente olhar por outro lado. Construa laços sinceros de amizade com ele.

Aplicativos

Para facilitar a vida de todos e tentar ajudar nesse período, listamos alguns aplicativos e serviços que podem te salvar nesses dias.

Plataforma Weburn
A academia fechou, as aulas coletivas de hit foram canceladas e a ansiedade durante o isolamento só faz com que a fome aumente. A Weburn é uma plataforma que oferece videoaulas com os mais variados tipos de exercícios, como o funcional, yoga, dança, pilates, hit, além de programa de receitas saudáveis para manter uma alimentação adequada. A Weburn está disponível na Apple Store e no Play Store

Projeto "Você Não Está Sozinho"
A rede de franquias Atende Mais lançou o projeto "Você Não Está Sozinho", que tem como intuito ajudar pessoas que estão enfrentando dificuldades psicológicas durante esse período. Caso haja interesse, basta acessar http://www.atendemais.com.br e ir no botão do "agendamento online", escolher o profissional, dia, horário e agendar. Depois, basta trocar experiências e ter a certeza que tudo isso vai passar e de alguma forma nos tornaremos pessoas melhores.

Aplicativo: Grupaly
Reunião de condomínio cancelada, votação parada e projetos estagnados? O coronavírus não pode parar a rotina de inúmeros condomínios que estão com seus moradores e, também, não pode prejudicar o andamento das coisas. O Grupaly, aplicativo de mensagens que consiste na organização dos moradores do prédio, permite a organização de assuntos que estavam pendentes e faz com que todos estejam na mesma página, sem precisar sair de casa ou se reunir em algum ambiente do prédio. O Grupaly está disponível na Apple Store e no Play Store .

Idosos

Neste período de quarentena, os Stories do Facebook são uma ótima maneira de contar para seus amigos e familiares sobre suas atividades do dia a dia. Os Stories são publicações em formato de foto, vídeo ou texto que ficam disponíveis por 24h.

1. Abra o aplicativo do Facebook e, na tela inicial, clique em um botão quadrado com a sua foto de Perfil escrito “Adicionar ao story”

2. Uma nova tela surgirá para criar sua Story. Você pode escolher uma foto já tirada no seu celular ou clicar no ícone com uma câmera para tirar uma foto do momento. Aproveite para explorar essas opções e fazer coisas criativas.

3. Se você quiser mostrar o momento, depois de clicar na câmera basta tirar uma foto clicando no botão representado por um círculo ou segurar esse botão pressionado para gravar um vídeo

4. Para deixar sua story mais divertida, você também pode adicionar filtros. Antes de gravar o vídeo ou tirar a foto, clique no símbolo de um emoji, que é uma carinha feliz, no canto inferior da tela

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.