Auxílio

Campanha "Mães de Favela", da Cufa, chega ao Maranhão

Iniciativa que ocorre em todo o país vai levar auxílio emergencial a 650 mulheres em cinco municípios maranhenses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

No Maranhão, o programa social Mães de Favela, que se estende por todo o território nacional, auxiliará mães solo de mais de 40 comunidades dos municípios de São Luís, Raposa, Açailândia, Vargem Grande e Paço do Lumiar, durante a pandemia do novo coronavírus. Em São Luís, entre as comunidades que serão atendidas nesse primeiro momento estão Coroadinho, Ilhinha, Floresta, Santa Efigência, Liberdade, Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Argola e Tambor, Vila São Luís, Cajupari, São Raimundo, Vila Isabel - Bacanga, Tamancão, Fé em Deus, Vila Cascavel, Vila Betel, Santa Clara e Residencial Santa Bárbara. Além da capital, comunidades como a Piquiá de Baixo de Açailândia também receberão assistência através do “Mães de Favela”.

Ao todo, 650 mães receberão um auxílio (vale-mãe) de R$ 120, durante dois meses, no período de 15 de abril a 15 de maio, próximo. A ação é desenvolvida pela Central Única das Favelas, tendo como coordenação local Charles Adaga.

O programa ‘Mães na Favela’ é uma maneira de ajudar as mulheres que colocam o que comer dentro suas casas, além de fortalecer os pequenos comércios nos bairros. São as chefes de família que controlam melhor o orçamento, cuidam das crianças e ainda prezam pela saúde dos idosos que moram em suas casas.

Mães de favela

O impacto do isolamento social por causa do novo coronavírus vem gerando consequências diretas, principalmente, para trabalhadores informais que vivem nas comunidades espalhadas por todo o país. Profissionais que não têm carteira assinada, como manicures, diaristas, ou cuidadores de idosos, esta renda caiu a quase zero.

Buscando um olhar sobre essas pessoas, a Central Única das Favelas criou o projeto “Cufa Contra o Vírus” que teve lançamento no último dia 3 de abril, tendo como principal ação o programa “Mães da Favela”, atendendo mais de 11 mil famílias de 21 estados brasileiros. O projeto visa arrecadar alimentos, produtos de higiene e limpeza e bolsas em dinheiro no valor de R$ 120 para essas profissionais, mães solo, o auxílio serve para comprar não só alimentos, mas também remédios e gás. As doações são recebidas através do site oficial do programa e do app.

Quem quiser doar, seja pessoa física ou jurídica, transfere da sua conta na plataforma para a conta da Cufa. E para assegurar a transparência do processo, há um contador de entrada de recursos na página do site e uma auditoria externa (feita pela Proaudit). O cadastro das mães é feito com a tecnologia de reconhecimento facial (Idtech Acesso Digital), garantindo que elas serão as reais beneficiárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.