Tributo

Livro sobre Renato Russo ganha nova edição

Para marcar os sessenta anos de nascimento do líder do Legião Urbana, Agir lança nova edição da já clássica biografia escrita por Arthur Dapieve

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Renato Russo faria 60 anos em 2020
Renato Russo faria 60 anos em 2020 (Renato Russo)

SÃO PAULO- Se estivesse vivo, Renato Russo completaria sessenta anos de idade em 2020. Talvez hoje não se dedicasse mais à música, pois, como lembra o jornalista Arthur Dapieve em Renato Russo: O Trovador Solitário, tinha planos de se voltar para o cinema aos quarenta e se tornar escritor duas décadas depois. Não há dúvidas, entretanto, de que, independentemente da área em que escolhesse atuar, Renato encontraria formas de tocar o público com sua sensibilidade única e sua visão perspicaz do mundo.

Publicado originalmente em 2000, quatro anos depois da morte de Renato, o livro escrito por Dapieve ganha agora, pela Agir, uma edição comemorativa – com prefácio inédito do autor e novas orelha e foto de capa de Maurício Valladares. Suas páginas conduzem o leitor à casa em que Renato cresceu, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro), e recuperam as referências artísticas que ele teve na infância e adolescência. Na sequência, narram sua chegada a Brasília, mostrando o papel de destaque que desempenhou na formação da cena punk local.

Estão lá também as histórias do Aborto Elétrico, banda com a qual Renato começou sua vida profissional, e do Legião Urbana, que o alçou ao estrelato. O livro fala ainda de sua relação com a família, traz à tona casos dos bastidores de gravações, shows e viagens, aborda a maneira como o artista encarava sua homossexualidade, relata seus problemas com a depressão, o álcool e as drogas, chama a atenção para o impacto causado por sua morte prematura (em decorrência de complicações do HIV).

“Os que acompanhamos a sua carreira desde o início amadurecemos – ou ao menos envelhecemos – com a sensação de termos perdido algo muito precioso em 1996”, diz Dapieve no livro. “Os que foram apresen­tados à Legião pelos pais – ou pelas rádios ou pelos serviços de strea­ming – podem ter chegado tarde para ver Renato em carne e osso, mas sentem que suas músicas lhes servem de testamento.”

Escrito com jeitão de reportagem e recheado de fotos de várias fases da vida do cantor e compositor, Renato Russo: O Trovador Solitário constitui uma bela homenagem ao artista que foi Renato Russo e ao legado que deixou para as futuras gerações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.