Pandemia

Casos do novo coronavírus se alastram pela Grande Ilha e também pelo interior do MA

Dados da SES revelam que até a manhã de ontem, doença tinha atingido mais de 80 bairros da Região Metropolitana, com total de 414 casos confirmados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Isolamento social não está  sendo levado a  sério por muitas pessoas na capital maranhense
Isolamento social não está sendo levado a sério por muitas pessoas na capital maranhense (covid-19)

Os casos de Covid-19, coronavírus, além de serem registrados na Grande Ilha, também estão se alastrando pelo interior do Maranhão. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que, até o período da tarde de ontem, a doença tinha atingido moradores de mais de 80 bairros da Região Metropolitana de São Luís e um total de 414 casos confirmados. Enquanto, no interior, havia o registro em 16 cidades e 31 vítimas confirmadas.

Ainda segundo os dados da SES, São Luís continua sendo a campeã do maior número de enfermos de Covid-19. Um total de 369 casos e 25 óbitos, até a tarde desta segunda-feira. Os bairros onde há o maior número de infectados são Renascença e Calhau, sendo cada com 28 casos confirmados, seguido do Turu, com 20 casos.

A Ponta d’Areia também apresenta um número alto, um total de 15 casos. Em relação à periferia é o Bairro de Fátima, que até o momento está contabilizando uma quantidade elevada, com 12 registros da doença. Na Grande Ilha, São José de Ribamar tem 28 casos; Paço do Lumiar, 14 pacientes e dois óbitos; e a cidade de Raposa, três casos confirmados.

Aglomeração
Ainda durante o período da manhã de segunda-feira, 13, nas principais vias da capital era possível encontrar aglomerações, principalmente em frente a bancos e casas lotéricas, localizados nos bairros da periferia e da área central da capital.

Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohab, a maioria das pessoas, que estava nas paradas de coletivos, não usavam máscara ou luva, inclusive, havia idosos e crianças. No bairro do Turu, o cenário era o mesmo. Somente alguns populares estavam com máscara. Na Rua Grande, conhecida como a maior área do comércio da cidade, também havia várias pessoas mesmo com as lojas de portas fechadas.

Interior
As regiões Tocantina e do Pindaré, de acordo com os dados da SES, têm registrado um grande número de enfermos do coronavírus. Somente na cidade de Imperatriz, são 12 ocorrências confirmadas; Santa Inês e Açailândia, têm um caso, cada.

O Hospital Municipal de Imperatriz, HMI/Socorrão, está destinado para receber os pacientes dessa doença. Há sete leitos de isolamento. Também foi concluído o Centro de Referência Municipal, que conta com 50 leitos exclusivos para tratamento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, sendo 40 de enfermaria e 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Na Baixada Maranhense, há o registro de três casos, nos municípios de Viana (1), Mirinzal (1) e Cajapió (1). Também já houve três registros na parte leste maranhense, nas cidades de Chapadinha, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos.

Houve registros nas cidades de Altamira do Maranhão, um caso; Cachoeira Grande (1); Cantanhede (1), Caxias (1); Colinas (1); Santa Rita (2); e Timon (2). Ainda ontem, a prefeita de Vitória do Mearim, Dídima Coêlho, afirmou, por meio de nota, que foi confirmado o primeiro caso dessa enfermidade na cidade e reformou o isolamento social.

Abertura do comércio
O comércio de várias cidades maranhenses voltaram ontem a funcionar normalmente. O governador Flávio Dino durante entrevista ao Bom Dia Mirante desta segunda-feira, 13, declarou que caso der errado a reabertura do comércio em 195 cidades do Maranhão a responsabilidade é do gestor municipal desse município.

Codó foi uma das cidades que teve o retorno da área comercial. Na Avenida Afonso Pena, onde está concentração do comércio de cidade registrou congestionamento e aglomerações de pessoas. Muitos estabelecimentos comercias tinha uma pia e sabão para os consumidores lavarem as mãos. Em municípios próximos, como Timon e Caxias, também há casos confirmados.

Pedreiras também abriu ontem as portas dos comércios. O prefeito da cidade, Antônio França, decretou a reabertura dos estabelecimentos, mas este devem impedir aglomerações de pessoas no recinto e filas de espera como ainda devem disponibilizar produto de assepsia pessoal aos trabalhadores e clientes. Bacabal foi outra cidade maranhense que teve o seu comércio reaberto ontem por determinação do gestor municipal, Edvan Brandão.

Saiba mais

Desde o último dia 20 do mês passado, as divisas do Maranhão com os estados vizinhos estão fechadas por determinação do governador Flávio Dino como sendo uma das formas de evitar a proliferação do coronavírus, e, no último dia 8, foi suspenso o transporte rodoviário intermunicipal com entradas e saídas de passageiros da Ilha até 23h59 de segunda-feira, 13.

Fique por Dentro

Cidades com casos

Açailândia

Altamira do Maranhão

Cachoeira Grande

Cajapió

Cantanhede

Caxias

Chapadinha

Colinas

Imperatriz

Mirinzal

Paço do Lumiar

Raposa

Santa Inês

Santa Rita

São Benedito do Rio Preto

São José de Ribamar

São Luís

Timon

Urbano Santos

Viana

Vitória do Mearim

Zé Doca

Número

22 cidades no Maranhão já confirmaram casos de Covid-19 até o período da manhã de segunda-feira, 13

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.