Informação

Água em depósito é adequada para higienização?

A Infectologista Maria dos Remédios explica os perigos de lavar as mão com águas em recipientes

Bárbara Lauria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Água corrente é o ideal para higienização
Água corrente é o ideal para higienização (lavar as mãos)

SÃO LUÍS- Apesar de o ideal para combate contra o coronavírus seja o uso de água corrente, apenas em 2017 o Maranhão ocupava o 27º lugar no ranking de saneamento básico segundo o levantamento da SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

Através de vídeo em seu site, a infectologista Maria dos Remédios Carvalho informou que para a higienização adequada das mãos é importante o uso de água corrente, pois há perigo da contaminação daquela que está em um recipiente. Ao fazer a coleta da água dentro de baldes e outros recipientes há a contaminação daquela água que permanece no local.

Outros perigos

Infectologista também destacou o perigo de depósitos de água se tornarem potenciais criadores de dengue. De acordo com a SES (Secretária de Estado da Saúde), em 2019 o Maranhão registrou mais de 2,5 mil casos de dengue, chikungunya e zika vírus.

Para evitar a criação dessas doenças, a infectologista informa a importância de manter coberto os depósitos de água, e fazer a limpeza da área interna pelo menos uma vez por semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.