Mudança

Novo coronavírus muda rotina do fim de semana prolongado na Ilha

Movimento foi fraco nas praias e os cinemas e shoppings se mantiveram fechados, em cumprimento a determinação do governo do Estado, mas, ainda houve registro de desrespeito ao isolamento social nos bairros

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Apesar de a maré ter  levado a maior parte do lixo que havia  sábado, na Av. Litorânea, ainda havia sujeira no domingo
Apesar de a maré ter levado a maior parte do lixo que havia sábado, na Av. Litorânea, ainda havia sujeira no domingo (Litorânea)

O fim de semana prolongado, em virtude da Semana Santa, foi diferente na Grande Ilha e em outras cidades do país, devido à pandemia de Covid-19, com os shoppings e os cinemas fechados e o movimento fraco na orla e em pontos comerciais da região, que ainda podiam estar de portas abertas, desde que obedecendo os padrões determinados. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que, até a manhã de ontem, 12, havia 398 casos positivos de coronavírus no Maranhão, 65 pessoas tinham sido recuperadas e 24 foram a óbitos.

A Avenida Litorânea, que possuía grande fluxo de pessoas, principalmente, no decorrer do fim de semana e feriados, teve movimentação baixa no Domingo de Páscoa, 12, e muitos bares estavam fechados. Na areia havia muito lixo. Na Ponta d’Areia, na beira da praia, plástico, pedaços de madeira e até mesmo garrafões quebrados podiam ser vistos.Sábado, a quantidade de lixo chamou a atenção de quem passou por lá.

Os shoppings e os cinemas continuam cumprindo a determinação do Governo do Estado e permanecem com as portas fechadas. Os guichês do Terminal Rodoviário de São Luís também não venderam passagens de ônibus intermunicipal durante esse feriado prolongado, conforme determinação estadual, e a quantidade de ferry-boats foi reduzida, segundo o gerente de Terminais Externos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Glauco Vaz, para diminuir o fluxo da Ponta da Espera. Geralmente, durante o período de feriado mais de 20 mil pessoas passam por esse ponto da cidade.

Desrespeito
Mas, também houve alguns pontos da Grande Ilha onde as pessoas mostraram total desrespeito ao isolamento social e provocaram aglomeração. Em uma quadra de esporte, localizada às margens da Via Expressa, no Vinhais Velho, vários homens jogavam futebol, enquanto outros assistiam à partida em plena manhã de domingo, 12.

O outro caso de desrespeito ocorreu no bairro Jardim América, área da Cidade Operária, onde muitas lojas funcionaram normalmente no decorrer da manhã de ontem. Também era possível encontrar o comércio aberto no Cohatrac e bairros adjacentes.

O novo coronavírus conseguiu mudar a rotina do fim de semana prologando na Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.