Em alta

Motocicletas são maioria entre veículos roubados na Ilha

Esse tipo de crime é investigado pela equipe da DRFV e, somente no ano passado, 1.100 veículos, tomados de assalto, foram recuperados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Motocicletas somam mais de 60% dos veículos roubados na Região Metropolitana de São Luís
Motocicletas somam mais de 60% dos veículos roubados na Região Metropolitana de São Luís (Motos apreendidas)

Mais de 60% dos veículos tomados de assalto na Região Metropolitana de São Luís são motocicletas, usadas posteriormente em empreitadas criminosas, afirma a polícia. Somente a equipe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) conseguiu recuperar durante o ano passado, na Ilha, um total de 1.100 veículos roubados e retirou de circulação mais de 120 acusados de cometerem esse tipo de crime. Neste ano, pelo menos 10 prisões em cumprimento de ordem judicial já foram efetuadas.

“Mais de mil veículos foram recuperados pela nossa equipe no decorrer do ano passado, mas, verificamos que nem todos foram roubados no Maranhão”, frisou Fernando Guedes, delegado titular da DRFV. Em março, os policiais daquela delegacia especializada conseguiram localizar uma caminhonete em um ponto de desmanche, na área do São Raimundo. Esse veículo tinha sido tomado de assalto no começo de fevereiro, na capital piauiense.

Ele também declarou que durante o ano passado mais de 120 acusados de roubo de veículos foram presos na Ilha, em cumprimento de ordem judicial, e ainda ocorreram os registros de prisão em flagrante e as capturas dos criminosos efetuadas pelas guarnições da Polícia Militar.

O delegado informou que a maioria dos veículos roubados na Região Metropolitana de São Luís são motocicletas. “Esse tipo de veículo possui facilidade de fuga, no desmonte, e as peças são vendidas”, explicou Fernando Guedes.

Ele ainda declarou que muitos veículos são tomados de assalto para serem usados em roubos pela cidade e, em seguida, abandonados, geralmente, em áreas próximas de matagal. As pessoas devem evitar transitar em lugares ermos, escuros e sempre estar atento ao sair e entrar na garagem de sua residência. Neste momento que os criminosos, na maioria das vezes, atacam suas vítimas.

Para combater essa prática criminosa, a equipe da DRFV realiza um trabalho em conjunto com os policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). “Apenas neste ano, a DRFV já realizou mais de 10 operações com a equipe da Delegacia de Roubos e Furtos e tendo um resultado bem positivo”, afirmou Fernando Guedes.

Casos
O corretor de imóveis, Sérgio Azevedo, de 49 anos, esteve na DRFV, na Vila Palmeira, em março registrando o boletim de ocorrência de roubo de veículo. Ele disse que seu veículo, Nissan March preto, foi roubado quando estava estacionado em um shopping da capital.

Ele contou que os bandidos foram violentos. “No momento do assalto, estava apenas a minha irmã dentro do carro. Eles colocaram a arma de fogo na cabeça dela e ainda foi agredida fisicamente pelos assaltantes”, contou.

O motoboy Francisco Assis Sousa, ficou sem seu veículo de serviço, no qual trabalhava como entregador em um restaurante, localizado na Ponta do Farol. Ele teve a sua motocicleta Fan 150 preta, roubada próxima ao seu local de trabalho no fim da primeira quinzena de março. “A moto ficou estacionada, nas proximidades do meu serviço, quando voltei já tinha sido levada pelos bandidos”, disse Francisco Assis Sousa.

Ramilson Frazão, de 46 anos, também teve a sua motocicleta CB 300, amarela, roubada. O caso ocorreu nas proximidades do Dal Plaza, na Cohab, no começo do mês de fevereiro.

SAIBA MAIS

Algumas simples medidas de precaução podem inibir a ação dos bandidos

Use o bom senso ao escolher um local para estacionar
Não deixe nada dentro do carro, nem mesmo uma sacola vazia
Não cole adesivos que exponham informações pessoais
Não guarde documentos no carro
Certifique-se de que o carro foi trancado
Utilize dispositivos de segurança visíveis
Utilize equipamentos modernos de segurança como bloqueadores, rastreadores e localizadores
Evite dizer a manobristas e flanelinhas quanto tempo você irá demorar até retornar
Cuidado com os “falsos mecânicos”
Evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento
Não namore dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos
Se for transitar por locais desconhecidos, planeje seu itinerário
Em semáforos mantenha-se distante do carro da frente
Antes de entrar na sua garagem, fique atento ao seu redor
Nunca reagir a assaltos, pois, sempre chame imediatamente os policiais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.