Meio virtual

Missa tradicional de Domingo de Páscoa somente pela internet

Padres celebraram a homília da ressurreição de Cristo com as portas das igrejas fechadas e os fiéis católicos acompanharam esse ritual por meio das redes sociais das paróquias, devido à pandemia de Covid-19

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Por causa da pandemia de Covid-19, a Missa de Páscoa foi acompanhada pelos fieis em suas casas, por meio das redes sociais; celebração trata da ressurreição de Jesus Cristo
Por causa da pandemia de Covid-19, a Missa de Páscoa foi acompanhada pelos fieis em suas casas, por meio das redes sociais; celebração trata da ressurreição de Jesus Cristo (Missa de Páscoa)

A tradicional missa de Domingo de Páscoa, que faz referência à ressurreição de Jesus Cristo, ocorreu no dia 12, de forma diferente dos anos anteriores. Os padres das igrejas da Grande Ilha e dos outros estados celebraram o ritual religioso milenar com as portas dos templos fechadas e os salões centrais vazios devido à ocorrência da pandemia de Covid-19, coronavírus, e os fiéis tiveram de acompanhar por meio da internet, nas redes sociais.

Na Catedral da Sé, no Centro, a missa começou por volta das 10h de domingo, 12, e foi transmitida a milhares de féis por meio do facebook, instagram e do canal do youtube da igreja. O pároco da Sé, Roney Carvalho informou que foi necessária a celebração da missa por meio da internet, neste ano, e o tema da homilia tratou sobre a ressurreição de Cristo. “A experiência está sendo indescritível e nunca se tinha acompanhado uma Semana Santa desta forma”, declarou o padre.

Ele ainda contou que as pessoas sentem a falta das práticas de fé e os sacerdotes sentem a ausência das expressões de fé dos fiéis. “Todos estamos unidos na mesma fé, buscando não somente na ciência a solução para tudo isso, mas rezando para que Deus ilumine as mentes dos cientistas e oriente os médicos”, frisou o padre Roney Carvalho.

Márcia Cristina Silva, de 56 anos, disse que acompanhou a celebração da missa de Páscoa em sua residência, ao lado da família, por meio da internet. “Fiquei sabendo que a missa seria pelo Facebook da catedral, então, não perdi a oportunidade”, contou a fiel.

Maria das Dores, de 78 anos, declarou que por sete décadas não deixou de ir ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, no Domingo de Páscoa, mas, neste ano teve de ficar em casa. “Os idosos devem ficar em casa por causa do coronavírus, então, estou acompanhando as celebrações da Páscoa pela rede social”, disse.

Antônio Moraes, de 45 anos, declarou que está sentindo falta da celebração das missas na igreja como também dos encontros religiosos. “Confio em Deus que essa temporada dessa doença vai passar e tudo vai voltar ao normal, inclusive, a vida na igreja”, contou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.