Imunização

Maranhão vacina idosos contra gripe até a quarta-feira, dia 15 de abril

Essas pessoas integram o público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Até o final da campanha, haverá vacina para todos os maranhenses
Até o final da campanha, haverá vacina para todos os maranhenses (Vacinação)

Até 15 de abril, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde podem se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe, em postos de vacinação do Maranhão. Essas pessoas integram o público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Os municípios do estado têm autonomia para traçar as estratégias da campanha. A prioridade das autoridades de saúde durante a imunização é impedir aglomerações, principalmente entre idosos, que são a população mais vulnerável a infecções. Em caso de fila, as pessoas, principalmente os idosos, devem manter distância de dois metros.

Na capital, São Luís, por exemplo, a vacinação dos idosos ocorre no esquema ‘drive thru’, e eles não precisam sair do carro para tomar a vacina. Em Imperatriz, no Sudoeste do estado, a pedido da prefeitura, a Polícia Militar e o Exército estão ajudando trabalhadores da saúde a organizar as filas.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, afirma que, até o final da campanha, haverá vacina para todos os maranhenses. Ele pede a colaboração das pessoas para evitar aglomerações.

“Faço apenas um apelo: sem pânico! Nós temos neste momento, para os grupos de risco, idosos e crianças, uma oferta de centenas de milhares de doses de vacinas e o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar outras doses de vacina”.

O Influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca.

É o que explica a coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Franciele Fontana.

“O Influenza pode ser transmitido de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada, ao espirrar ou falar. Ou ainda por meio indireto, transmitida pelas mãos. No contato com superfícies reconhecidamente contaminadas por secreções respiratórias, a pessoa pode levar o vírus diretamente para boca, nariz e olhos”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada em três fases, até 22 de maio. Até o final da campanha, a meta do Governo do Maranhão é imunizar mais de dois milhões de pessoas. O Ministério da Saúde alerta que, para evitar o contágio do Influenza, além de vacinar é recomendável seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.