COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
ELILDES e Fernando Belfort estão com o coração em festa nesta sexta-feira: o filho Ícaro, com eles na foto, está completando 15 anos. Mas a comemoração só será feita quando passar a pandemia do Covid-19
ELILDES e Fernando Belfort estão com o coração em festa nesta sexta-feira: o filho Ícaro, com eles na foto, está completando 15 anos. Mas a comemoração só será feita quando passar a pandemia do Covid-19

Últimos a sair de casa
Quando a vida começar a voltar ao normal, um grupo de pessoas continuará precisando de cuidados especiais.
Enquanto uma vacina ou remédio eficiente para a Covid-19 não forem testados e aprovados, os 60+ continuarão em casa.
Os riscos para eles são maiores. Por isso, milhares de maranhenses grisalhos precisão persistir no isolamento por mais tempo, já que,
desde o começo da pandemia, têm menos contato com o vírus e, assim, não adquirem imunidade natural a ele.

Campanha Mirante
O Grupo Mirante abraçou acampanha em benefício do Unicef Brasil, E vai arrecadar fundos para reduzir os impactos sociais da
pandemia do Covid-19, no Maranhão.
Os fundos arrecadados serão convertidos em doações de materiais de limpeza e higiene pessoal para famílias de baixa renda, impactadas pela pandemia.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), receberá as doações e fará o gerenciamento de entrega dos materiais, de acordo com o valor arrecadado.

Campanha Mirante 2
As doações podem ser feitas por meio de depósito bancário, pelo site do Unicef (www.unicef.org) ou via QR Code, divulgado nas peças da campanha, em todos os veículos do Grupo Mirante.
Tome nota dos dados para depósito: Fundo das Nações Unidas para a Infância - Banco Santander - Agência: 0082 - Conta corrente:
130049030 - CNPJ: 03.744.126/0001-69.
Para falar sobre a Campanha, os contatos podem ser feitos com Adriana Sarney: 99172.0847; Maria Fernanda Sarney: 98123.7374; e Ida Pietricovsky de Oliveira – Unicef - (91) 98128.9022 ou ipoliveira@unicef.org

Febre aftosa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidiu ajustar o calendário nacional de vacinação contra febre aftosa para
garantir a adequada orientação sobre a execução da vacinação durante a pandemia.
Com as alterações, a primeira etapaserá realizada de 1º a 30 de junho nos estados do Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
No Maranhão, serão imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades e a vacinação deverá seguir as orientações do Ministério sobre procedimentos e cuidados para que ocorra satisfatoriamente sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos servidores do serviço veterinário oficial.

Desequilíbrio
Para enfrentar a pandemia, a população não recorre ao Palácio dos Leões e muito menos ao Palácio do Planalto. Vai às Prefeituras, que têm recursos reduzidos.
Mais uma vez, evidencia-se o desequilíbrio na distribuição dos tributos recolhidos em todo o País. O governo federal retém 58 por cento e os estados recebem 24 por cento. Para os municípios ficam apenas 18 por cento.
A reclamação sobre o equívoco é antiga, mas qualquer tentativa de mudança acaba freada pelo poder central em Brasília.

Chocolate no SL Shopping
Mesmo com as medidas de precaução no combate ao Covid-19, o consumidor maranhense poderá comprar ovos de Páscoa
com segurança e tranquilidade. O São Luís Shopping, em parceria com a loja Americanas, instalou o “Drive Thru do Chocolate”, que
consiste efetuar a compra em um quiosque na área externo em frente ao estabelecimento comercial. As vendas ocorrerão neste sábado, das 9h às 18h; e no domingo, das 9h às 15h.

TRIVIAL VARIADO
O MEC lançou cartilha para orientar Estados e municípios na distribuição de merenda escolar para famílias de alunos. Os kits,
com produtos da agricultura familiar, devem ser feitos pela nutricionista responsável pela escola. Os pais serão orientados sobre a higienização, dentro das regras de combate ao coronavírus.

É com enorme pesar que registro o falecimento, na última quarta-feira, de minha amiga dos velhos bons tempos, Caubira Rosa.
Ela é mãe da jornalista Érica Rosa e foi sepultada na manhã de ontem, em cerimônia fúnebre que teve só a presença da família.

Horizonte sombrio: se a economia cair 2,2 por cento este ano, conforme projeção feita por técnicos dos principais bancos, o Produto Interno Bruto chegará ao patamar de 2011.

Contrariando o que a oposição estava supondo, o governo federal comprovou: a preocupação em conter o avanço da pandemia rapidamente suplantou a tentativa anterior de concluir o ano tendo o orçamento público com déficit contido.

Choque a menos: a Agência Nacional de Energia Elétrica usou o bom senso. Ou seja: decidiu adiar a aplicação de reajustes tarifários por três meses em função do cenário atual.

Jornal Clarin, de Buenos Aires, destaca: “Fome, frio, longas viagens por terra, condições sanitárias insalubres, medo, impotência e
espera”. Reportagem relata a situação de brasileiros que estão retidos na Argentina por causa do coronavírus e tentam voltar.

Fala-se muito de Nova York, mas o epicentro da letalidade do coronavírus nos EUA é Albany, na Geórgia. Em pouco mais de um
mês, são 46,3 mortos por 100 mil habitantes. Nova York tem 24,9 mortos por grupo de 100 mil e Nova Orleans, 29 por 100 mil.

A vista da janela de quem vem se refugiando em casa durante o período de isolamento social, ocasionado pelo coronavírus, está mais bonita. A superlua que está sendo vista desde terça-feira é a maior e mais brilhante deste ano. O fenômeno só se repetirá em 2021.

DE RELANCE

Copacabana Palace fechado
O mais icônico hotel da América Latina, o Copacabana Palace, do Rio, foi atingido seriamente pelo Covid-19. A partir de hoje – e, provavelmente, até o fim de maio –, o hotel carioca que mais gosto de me hospedar quando vou ao Rio, ficará de portas fechadas. É a primeira vez, desde a sua inauguração, em 1923, que o hotel fecha as suas portas para os hóspedes. O setor hoteleiro é um dos
mais afetados pela pandemia do coronavírus, que impôs restrições de viagens e medidas de isolamento social.

Blue Tree SL também fechou
Em São Luís, o hotel Blue Tree, que é um dos melhores da cidade, também está de portas fechadas desde o dia 1º de abril. A previsão mais otimista é dele ser reaberto no começo de maio, mas tudo vai depender da evolução, favorável ou não, da pandemia.

111 - De Pablo Vittar
Ela canta. Ella canta. She sings. A drag queen Pabllo Vittar lançou 111, um álbum trilíngue, com músicas em português, espanhol e inglês. Com nove faixas e apenas 22 minutos, o disco traz participações de nomes como Ivete Sangalo, Thalía, Charli XCX, Psirico e Jerry Smith.

111 - De Pablo Vittar... 2
A versatilidade da cantora maranhense volta aaparecer em seu terceiro trabalho, no qual passeia por diferentes ritmos: arrocha (Lovezinho), pop internacional (Flash Pose) e eletrônica (Rajadão). No entanto, às vezes passa uma sensação de que Pabllo
atira para todos os lados. O disco é formado por faixas dançantes que transitam por um brega repaginado.

A onda de pânico
Pessoas esclarecidas se sentem incomodadas pelo que qualificam como “onda de pânico”gerada pela imprensa. Compreendo as razões delas. As tintas andam pesadas, as notícias falam em morte e os cenários são sombrios. Sem querer ser defensivo, até
porque sei que o impulso de culpar o mensageiro é natural e compreensível, não vejo outra saída além do medo. Sem ele, seríamos presas ainda mais fáceis.

Mais um desperdício
A sessão da Câmara dos Deputados terminou, quarta-feira, com oportunidade desperdiçada: deixou de votar a medida provisória que estabelece o sistema denominado verde e amarelo. Seu resumo: a empresa que contrata jovens tem alguns benefícios patronais, como redução de encargos. A proposta desburocratiza e ajuda a obter o primeiro emprego e a experiência profissional. A expectativa é reduzir entre 30 e 34 por cento o custo da mão de obra, criando 1 milhão e 800 mil vagas de trabalho.

Mais um desperdício 2
Para os parlamentares, não há crise no País, todos os jovens estão empregados e sobram vagas. Alguns ainda querem fazer brilhatura, incluindo emendas após longo diálogo e entendimento. É o time do barril de pólvora, que anda com um uma caixa de
fósforos no bolso. Atrapalha sempre que possível, na ilusão de que se reelegerão em meio às chamas.

Mais um desperdício 3
O pior sobre a negativa em votar o contrato verde e amarelo: a medida provisória foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro e está em vigor desde 1º de janeiro. Deixará de existir se não for votada até o dia 20 deste mês pela Câmara e pelo Senado.

Para escrever na pedra:
“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.” – De Otto Von Bismarck.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.