Família esclarece

Hospital subnotificou caso de idoso que morreu vítima de Covid-19

Vítima foi notificada, no dia 7 de abril, como sexto óbito causado pelo novo coronavírus no Maranhão

Divulgação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(corona)

A matéria “Vítima de Covid-19 é velada com caixão aberto em Sâo Luís”, publicada na edição impressa do dia 10 de abril último, na página 7, editoria Geral, omitiu informações que levou a entendimentos equivocados sobre o fato e sobre o que foi relatado por familiares.
Em nenhum momento a familiar ouvida pela reportagem disse que “não esperava que o segundo exame fosse dar positivo”.

De acordo com a família do idoso, o exame de contraprova feito no Hospital UDI estava com resultado marcado para dia 8 de abril, quarta-feira, quatro dias após o sepultamento da vítima. Dessa maneira, cabia exclusivamente ao hospital, a partir do momento que testou o paciente, notificar à Secretaria Estadual de Saúde e informar aos familiares que o caso era enquadrado como suspeito de Covid-19.

Ainda segundo familiares do idoso, um médico identificado como “Dr. Carlos” informou a eles que nenhum caso grave de Covid-19 estava sendo tratado na UTI da unidade hospitalar.

Em rede social, a família levou a público o caso e apontou negligência do hospital ao expô-la ao risco de contaminação.

Em contato com O Estado, familiares reafirmaram a subnotificação do caso, ressaltando que o idoso aparece somente no Boletim nº 28, do dia 07/04/2020, como a sexto óbito causado por Covid-19 no Maranhão.

Todos esses fatos estão claros e foram narrados à reportagem do jornal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.