Internet

Devoção virtual na Sexta-Feira Santa, em tempos de pandemia de coronavírus

Cúpula da Igreja Católica e os seus fiéis utilizaram a internet para transmitir mensagens, imagens e até mesmo missas

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(semana santa virtual)

Igrejas de portas fechadas, cancelamento da tradicional via-sacra pelas ruas da comunidade, como ainda sem de procissão ou de aglomerações de religiosos nas portas ou dentro das igrejas. Este foi o cenário da Sexta-Feira Santa, 10, na Grande Ilha e em vários estados do país devido a pandemia da Covid-19, coronavírus. A cúpula da Igreja Católica e os fiéis utilizaram a internet para transmitir as mensagens, as imagens e até mesmo as missas alusivas à Paixão de Cristo.

A Catedral da Sé utilizou o seu facebook, instagram e o canal do youtube para transmitir a celebração da Sexta-Feira Santa. A assessoria da Pastoral da Comunicação da Sé informou que ontem foi celebrado a Paixão e Morte de Jesus. O silêncio, o jejum e a oração fazem parte deste momento religioso.

Também nesse dia foi realizada a celebração da Palavra, que termina com a adoração da cruz e comunhão eucarística, com as hóstias consagradas na Quinta-Feira Santa. A missa foi celebrada pelo padre Roney Carvalho, por meio dos canais digitais da Catedral da Sé. Seguindo a orientação das Conferências Episcopais, o ato de adoração na cruz através do beijo, neste ano, foi limitado apenas ao celebrante, enquanto, os católicos participaram da veneração da cruz em sua residência e colocaram uma toalha vermelha e um crucifixo na janela.

Procissão

A procissão do Senhor Morto, que é realizada após a missa de Sexta-Feira Santa, foi cancelada neste ano. Devido o cancelamento desse rito religioso, o padre da Catedral da Sé, Roney Rocha, colocou a exposição no salão da igreja desde quinta-feira, 8, a imagem do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores como ainda foi exposta a foto dessa imagem na página do facebook e do instagram da Sé.

Até o período da manhã de ontem, 2.619 pessoas tinham curtido a foto na rede social e 1.276 havia visitado a página do facebook da catedral. Nesta rede social da igreja é possível observar várias mensagens postadas pelos fiéis, inclusive, de outros estados.

Uma delas era de Jean Carlos e recomendava a catedral para outros católicos. Como ainda havia mensagem deixada por Maria do Socorro Vale. “Padre que sejamos dignos das promessas de Cristo!”. Ainda nessa página de digital estava disponíveis várias comunidades como a Corpus Christi SLZ. Nela havia o registro de mais de seis mil visitantes.

Instagram

Uma outra ferramenta digital utilizada pelos católicos para falar sobre a Paixão de Cristo foi o Instragram. Na página do instagram @pequenos passos para a santidade havia mais de 19 mil seguidores de todo o país e milhares de publicações entre vídeo de missa, procissão e fotos. Vários internautas tinham curtido esse material e postado comentários.

Ana Cláudia Muniz, de 35 anos, disse que a internet foi uma das formas que encontrou para falar com os familiares e parentes sobre a Páscoa. “Como não vai ter o almoço tradicional da família de Sexta-Feira Santa, então, estou deixando, pelo menos, mensagens na internet sobre esse amor de Cristo”, declarou.

WhatsApp

Grupos de amigos e de família de WhatsApp ontem ficaram cheios de mensagens e vídeos desejando uma feliz Sexta-Feira Santa. Flávio Sousa, de 40 anos, disse que como não pode ir à residência de vizinhos e dos familiares teve que utilizar o WhatsApp para desejar os votos de felicidades da Semana Santa.

O funcionário público Antônio Carlos Almeida, de 56 anos, também utilizou esse meio digital. “Todo mundo está com medo de ter o coronavírus e, no momento, temos que viver isolado, então, neste ano, não teremos contato físico e as mensagens de felicidades de Páscoa é por meio da internet”, contou.

Cronograma

A Semana Santa começou no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição, no Domingo de Páscoa. Na quinta-feira inicia a fase mais importante desse período. Neste dia é celebrada a missa da Instituição da Eucaristia e lembrado a última ceia de Jesus com seus discípulos.

Nessa ocasião, Jesus faz a instituição da Eucaristia (cria a missa) como também a “figura” do sacerdote, do padre. Ele fez ainda um gesto muito significativo: lavou os pés dos discípulos e disse que todos eles deveriam lavar os pés uns dos outros, ou seja, servir.

Na sexta-feira Santa, Jesus é crucificado. Motivo de luto e faz a celebração da morte de Cristo. No sábado, os santuários celebram a Missa Solene Vigília da Páscoa e, no Domingo de Páscoa, dia em que Jesus ressuscitou. Páscoa significa a “Passagem” da morte para a vida.

Saiba mais

Internet

A pessoa pode desejar um “Feliz Sexta-Feira Santa” ou “Feliz Páscoa” com mensagens no WhatsApp ou com posts com imagens nas redes sociais. Aplicativos de frases podem facilitar a comemoração fornecendo textos prontos e fotos para compartilhar no facebook. Os apps estão disponíveis para celulares android e iphone, e têm galerias de frases para copiar e imagens temáticas para celebrar a data com amigos e parentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.