Agricultura familia

Sebrae lança e-book para orientação aos agricultores familiares

Impactos de Covid-19 são imensuráveis no setor rural, onde existem mais de 5 milhões de estabelecimentos classificados como agricultura familiar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, ressalta importância de orientações
Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, ressalta importância de orientações (Sebrae)

São Luís - O cenário de avanço do coronavírus no Brasil aliado à baixa circulação de consumidores trouxe, para os pequenos negócios urbanos ou rurais, a necessidade de planejamento de suas ações na luta para permanecerem em atividade.

No setor rural, onde existem mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários classificados como de agricultura familiar (dados do Censo Agropecuário 2017), ocupando cerca de 41% da área agricultável do país, os impactos da crise da Covid-19 ainda não são mensuráveis. Mas, como todos os demais segmentos econômicos, o agricultor familiar também se ressente da falta de consumidores e necessita de orientações sobre como atravessar esse momento difícil.
Pensando nisso, o Sebrae no Maranhão lançou o e-book “Agricultura Familiar: Dicas para enfrentar o Coronavírus”, elaborado por técnicos da área de agronegócios, uma ferramenta importante como suporte de orientação ao empreendedor rural.

O e-book contempla um conjunto de dicas e orientações que abrangem canais de comercialização, higiene, boas práticas de manipulação e acondicionamento de produtos agrícolas, planejamento de safra e serviços de entrega, dentre outras.

A ideia, segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Raimundo Coelho, é fazer circular essas orientações pelo maior número de canais possível, levando ao agricultor familiar orientações técnicas que possam ajudá-lo a desenvolver suas atividades nesse momento de crise.

“No Maranhão temos mais 180 mil estabelecimentos rurais, onde atuam quase de 1 milhão de pessoas que tiram da propriedade rural o sustento para suas famílias, sendo responsáveis pela produção de boa parte dos alimentos consumidos pelos maranhenses e dos empregos gerados no campo em nosso estado. Como forma de apoiar esses agricultores, que também são empreendedores, nossa equipe preparou esse material, que vai ajudar os agricultores a atuar com segurança, se prevenindo contra o coronavírus, mas mantendo suas atividades em condições de sobrevivência”, comentou Coelho.

O e-book já está disponível no Portal Sebrae (www.sebrae.com.br) e pode ser acessado também no link bit.ly/ebookagro-corona. Também pode ser acessado nas redes sociais do Sebrae Maranhão (Instagram: @sebraemaranhao ou no Facebook @sebraema).

A publicação integra um conjunto de ações do Sebrae no Maranhão para disseminar orientações aos pequenos negócios do estado, como forma de apoio neste momento de crise, mas também ajudando-os a pensar em alternativas para o cenário futuro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.