Prevenção

Equipe de militares desinfecta ruas contra coronavírus

Homens do Corpo de Bombeiros utilizaram hipoclorito de sódio para higienizar as vias

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Desinfecção do Centro de Testagem, na Av. Beira-Mar, foi realizada
Desinfecção do Centro de Testagem, na Av. Beira-Mar, foi realizada (higienização)

No Maranhão, diversas ações estão sendo realizadas, por vários órgãos, para impedir a disseminação do novo coronavírus. O Exército, por meio do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), por exemplo, está fazendo higienização em hospitais localizados na região metropolitana de São Luís. Esse trabalho está sendo executado, também, pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA). Os militares iniciaram a operação na noite desta terça-feira, 7, nas ruas da região central da capital.

As ações foram realizadas em diversos pontos de São Luís, de acordo com a Assessoria de Comunicação Social do CBMMA. Em um dos locais, um caminhão da corporação percorreu a região do Complexo da Deodoro, fazendo a higienização com hipoclorito de sódio, substância conhecida, popularmente como água sanitária, utilizada como desinfetante para superfícies, mas que também pode ser usada para purificar a água para uso e consumo humano.

Na ocasião, o caminhão do Corpo de Bombeiros espalhou a substância no asfalto, em frente ao Banco do Brasil, local de intensa movimentação de pessoas. Ainda na noite de terça-feira, os bombeiros militares, trajando roupas de proteção, fizeram a desinfecção do prédio onde fica o Centro de Testagem para casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, no espaço anexo ao Viva da Avenida Beira-Mar.

Tempo indeterminado
De acordo com o CBMMA, as operações de desinfecção ocorrerão por tempo indeterminado, seguindo a agenda do Comando Operacional Metropolitano. Em média, estão sendo utilizados 25 militares da corporação, mas o número pode maior, dependendo da circunstância da higienização. Existe a previsão de que as ações sejam estendidas para as cidades localizadas no interior maranhense.

Foi informado que já houve operação semelhante na cidade de Codó, promovida pela 15ª Companhia Independente de Bombeiros (15ª CIBM). “O CBMMA trabalha na operação de distribuição de cestas básicas às comunidades carentes e leva informações para conscientização do perigo de transmissão em locais com concentração de pessoas. Além disso, reforça as orientações de prevenção e higiene nas comunidades carentes, e de forma digital nas redes sociais da corporação e do Governo do Maranhão”, frisou o órgão.

Ações do Exército
O Exército também está realizando ações para combater o coronavírus, como parte da “Operação Covid-19”, coordenada pelo Ministério da Defesa. A primeira ação do 24º BIS ocorreu na noite do dia 27 de março, quando foram distribuídos materiais informativos sobre o coronavírus, para que a população soubesse das formas de transmissão e de prevenção, como o uso do álcool em gel nas ruas e a importância de lavar as mãos corretamente com água e sabão dentro de casa.l

Os militares, juntamente com as equipes da Blitz Urbana, percorreram a região da Lagoa da Jansen, Península da Ponta d’Areia e Avenida Litorânea. Na orla marítima, foram abordadas pessoas que curtiam a brisa, sozinhas ou com a família. No dia seguinte, o Exército adentrou no Asilo de Mendicidade de São Luís, localizado no Jardim São Francisco. De acordo com informações da Seção de Comunicação Social do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, os profissionais da área de Saúde da instituição visitaram o local.

Dois médicos e uma enfermeira do Batalhão Barão de Caxias conversaram com os idosos e frisaram sobre os cuidados que devem tomar para não contraírem a Covid-19. Mais recentemente, no início deste mês, os militares fizeram ações de higienização das instalações de saúde da capital maranhense. Foi realizada a desinfecção do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1) e Hospital da Criança, bem como nas instalações da Vigilância Sanitária e no Hospital da Mulher.

Importância da desinfecção
A desinfecção dos bairros é um método utilizado em vários países afetados pelo novo coronavírus. O isolamento social, que deixa as pessoas mais tempo em suas casas, contribui para essa estratégia, uma vez que aglomerações dificultam o trabalho de enfrentamento à Covid-19. De acordo com alguns estudos científicos, por meio da limpeza de calçadas e ruas, o vírus será eliminado em 15 minutos, devido ao efeito da pulverização de uma solução à base de água sanitária.

Na Itália, China e Espanha, esse método é frequente. Mais recentemente, outros países aderiram à desinfecção, como Síria, Irã e Egito. Em algumas cidades brasileiras, voluntários até se aventuram à noite para higienizar os teclados de caixas eletrônicos. Infectologistas recomendam que alguns produtos, além da água sanitária, podem matar o vírus, como os desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool, álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% a 80%), detergente e sabão.

O álcool e o sabão, por exemplo, quebram a cápsula de gordura que protege o parasita causador da Covid-19. Isso leva à destruição do vírus.

Medidas de prevenção
A desinfecção dos espaços públicos é uma ferramenta essencial para desacelerar a curva de contágio da doença. No campo doméstico, existem medidas que evitam a proliferação do vírus. O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas etc.

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água), para desinfetar superfícies. Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.