Qualidade de vida

Exercícios físicos feitos em casa favorecem equilíbrio mental e diminuem estresse

Profissional de educação física chama atenção para a importância dos exercícios e dá dicas de como eles podem ser feitos durante os dias de confinamento residencial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Atividades  físicas não devem ser esquecidas no isolamento
Atividades físicas não devem ser esquecidas no isolamento (exercício em casa)

Os dias de confinamento residencial também podem ser aproveitados com exercícios físicos funcionais, incluindo-se, por exemplo, os movimentos com peso livre, alongamento e respiração. O educador físico Vitor Telles explica que os dois últimos, principalmente, devem ser desenvolvidos diariamente, já que não pressupõem alta intensidade de movimentos.

A pressão social sobre a mulher é muito maior. Embora o homem também sofra, Vitor Telles ressalta que os exercícios de respiração favorecem o equilíbrio mental, diminuem a ansiedade e o estresse. “Já os movimentos de alongamento ajudam a melhorar a mobilidade funcional no geral, previnem lesões e contribuem para a recuperação muscular”, ensina, lembrando que, para os exercícios caseiros, podem ser utilizados sacos de feijão, arroz, toalhas e até cabos de vassouras, entre diversos outros objetos.

Benefícios
O principal efeito dos exercícios de alongamento, que podem ser desenvolvidos também por pessoas idosas, é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade. Ele previne o corpo de lesões articulares e dores na coluna. Além disso, são importantes para o bom desenvolvimento do corpo e devem ser feitos de forma tranquila, com duração de 20 a 30 segundos para cada movimento.

Vitor Telles, que também é professor da Academia Viva Água, dá algumas dicas práticas, como se espreguiçar esticando braços, pernas e costas, alongar o pescoço para frente, para trás e para os lados, girá-lo sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, invertendo os sentidos. Pode-se, ainda, parar as duas pernas, flexionar levemente os joelhos e soltar o corpo para frente.

“Relaxe os ombros e o pescoço tentando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte devagar à posição inicial e respire normalmente. Eleve os braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício do outro lado. Cruze a frente do tórax com um dos braços e pressione o cotovelo junto ao peito. Repita do outro lado. Faça uma rotação simultânea nos dois ombros nos dois sentidos”, ensina.

De acordo com o profissional Vitor Telles, não devem se feitos exercícios arriscados, que possam levar a algum tipo de acidente. “Muitas pessoas, sem orientação de um profissional de educação física, usam uma carga inadequada ou materiais que não sejam próprios, o que não é recomendado”, diz.

A dica é valiosa para quem, nestas últimas semanas, tem passado muito tempo sentado ou deitado e substituído atividades comuns do dia a dia, como subir escadas, percorrer pequenas distâncias a pé e se exercitar na academia. “O sedentarismo promove o encurtamento das fibras musculares, implicando em diminuição da flexibilidade, com diminuição da flexibilidade”, continua.

Vitor Telles diz que há vários objetos que podem ajudar bastante a tornar os exercícios mais envolventes, a exemplo do cabo de vassoura. “Com o cabo de vassoura, por exemplo, você pode exercitar cintura, fazendo torções laterais, e musculatura núcleo, que sustentam e são a base do corpo, ou seja, quadris, pernas e lombar, investido em agachamentos”, exemplifica.

Dicas de isolamento

  • Espreguice esticando braços, pernas, costas, etc;
  • Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Gire depois o pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, invertendo os sentidos;
  • Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros e o pescoço tentando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte devagar à posição inicial e respire normalmente;
  • Eleve os braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício do outro lado. Cruze a frente do tórax com um dos braços e pressione o cotovelo junto ao peito. Repita do outro lado. Faça uma rotação simultânea nos dois ombros nos dois sentidos;
  • Entrelace os dedos atrás das costas, com as palmas das mãos voltadas para dentro. Lentamente eleve-as de modo que sinta os ombros alongados.
Aplicativos gratuitos

Nike Training Club
O aplicativo permite escolher os níveis de dificuldade e personalizar o treino de acordo com seus objetivos (trabalhar só pernas, abdome, braços, fazer alongamento…). Para evitar surpresas, é possível observar quais movimentos serão feitos antes de começar. É possível vincular as músicas do celular ao aplicativo e planejar em qual momento ela deve tocar.

Workout Trainer
Desenvolvido por personal trainers, o Workout Trainer é bem dinâmico e voltado para quem quer emagrecer. O aplicativo está disponível para iOS e Android e conta com um conteúdo mais motivacional com mensagens em voz para estimular os usuários a treinarem com mais vontade.
Os planos de treinamento possuem exercícios aeróbicos, localizados e levantamento de peso sem precisar de equipamentos de academia. Gratuito com algumas aulas pagas.

7 Minutos Treino
O 7 Minutos Treino é um aplicativo que consiste em 12 exercícios executados em 30 segundos com pausas de 10 segundos. Uma cadeira e uma parede são os materiais necessários para auxiliar na realização das atividades..

Noom Coach
Disponível apenas para Android, o Noom combina monitoramento de exercícios, registros de alimentação e motivação. O aplicativo registra as suas refeições e todas as suas atividades, desde uma caminhada até uma aula de yoga calculando a intensidade do exercício.

Perder Peso em 30 dias
O app é voltado especificamente para quem quer perder peso, e os exercícios foram pensados para serem feitos em casa. A carga de treinamento vai aumentando com o passar dos dias. Entre as atividades para melhorar a forma física estão abdominais, exercícios para os glúteos, para diminuir a cintura e muito mais.

100 Pushups Workout
O 100 Pushups Workout é um aplicativo para quem gosta de desafios. Ele promete fazer você atingir determinado objetivo de 6 a 10 semanas. Além dos 11 programas de treino, o app conta com estatísticas rápidas de desempenho, recurso lembrete e armazenamento de dados em nuvem para facilitar o compartilhamento de seu progresso com os amigos. Gratuito.

Track Yoga
É possível escolher entre 5 modalidades e 17 variedades, incluindo hatha yoga, power yoga, baba ramdev e ashtanga yoga.

Just Dance Now
O game está disponível para Android e iOS e é uma maneira divertida de se movimentar e de queimar calorias. São mais de 500 músicas disponíveis para dançar, entre elas sucessos da música pop. Dá para jogar sozinha, com os amigos ou com o mundo todo se o dispositivo estiver conectado ao Wi-Fi ou 4G.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.