Violência

Em menos de 24 horas ocorreram sete mortes violentas na Grande Ilha

Em menos de 24 horas, ocorrências foram registradas e um dos casos, segundo a polícia, pode ter sido um feminicídio seguido de suicídio; homem morreu afogado na área do Espigão Costeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Dois pescadores se afogaram na região do Espigão Costeiro, em SL 
Dois pescadores se afogaram na região do Espigão Costeiro, em SL  (PRAIA PONTA D'AREIA )

SÃO LUÍS - Sete mortes violentas ocorreram em menos de 24 horas na Grande Ilha. Na tarde de terça-feira, 7, foram encontrados os corpos da paraense Ana Rute Santos Mendonça, de 56 anos; e do seu marido, José de Ribamar Costa do Vale, de 52 anos, em estado de putrefação, na residência do casal, no Parque Araçagi, em São José de Ribamar. A polícia informou que pode ter ocorrido suicídio, logo pós um feminicídio.

O caso está sendo investigado pela equipe do Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). A chefe do Departamento de Feminicídio, delegada Viviane Fontenelle, informou que os familiares da vítima disseram que o casal era usuário de drogas e estava com plano de vender a sua residência, no Parque Araçagi, para irem morar no estado do Pará.

Eles ainda contaram para a polícia que o casal brigava diariamentea. Inclusive, José Costa sentia muito ciúme da companheira. No último sábado, ele havia falado que iria se matar, pois desconfiava que a sua esposa estava cometendo adultério. Nesta terça-feira, os vizinhos, ao sentirem um mau cheiro proveniente da residência do casal, acabaram encontrando os corpos das vítimas.
A delegada declarou que José Costa tinha recorrido ao suicídio, enquanto o corpo de Ana Rute estava no fundo da casa e, no momento, não deu para verificar se havia sinais de violência devido aos estado de putrefação. “Somente saberemos a causa morte da mulher após resultado dos exames feitos pelos legistas do IML”, explicou a delegada.

Afogamento

O corpo de Bombeiros Militar informou que no começo da tarde desta terça-feira, 7 , que dois pescadores se afogaram no Espigão Costeiro, área da Ponta d’Areia, em São Luís. Uma das vítimas, identificadas como Adilson Santana Costa Soares, de 55 anos, foi resgatada sem vida.
Ainda de acordo com os bombeiros, as vítimas estavam pescando nessa localidade e a maré estava cheia. Em um determinado momento, eles foram arrastados para uma parte mais profunda da praia devido a forte a correnteza e acabaram se afogando. Os bombeiros foram acionados e conseguiram fazer o resgate.

Adilson Santana estava sem vida, enquanto, a outra vítima, Saturnino Jorge, idade não revelada, foi levada para um hospital na capital e estado grave. O corpo de Edilson foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado e, em seguida, liberado para os familiares.

Achado

Dois casos de achado de cadáver ocorreram na zona rural de São Luís. Um dos corpos foi encontrado durante o período da manhã de terça-feira, 7, na Vila Colier, e identificado como Weberth Quirino dos Santos, de 19 anos.

Os populares disseram para a polícia que no decorrer do período da madrugada chegaram a escutar tiros e pela manhã encontraram o jovem morto no meio da via pública. Policiais militares e civis estiveram no local do crime como também os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim).

O corpo da vítima levado para o IML e o caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). A Polícia Civil também está investigando o achado de cadáver, que ocorreu em uma área de matagal, localizada na Vila Magril.

O corpo foi achado por populares durante o fim da tarde de segunda-feira, 6, e estava em estado de putrefação. Segundo a polícia, somente na manhã de ontem que o corpo foi resgatado desse local com auxílio do Corpo de Bombeiros Militar devido ser difícil acesso. A vítima está sem identificação no IML até o começo da noite.

Mais mortes

Mais dois corpos deram entrada ontem no IML e um deles foi identificado como João Nilson Santos Abreu, idade não revelada. A polícia informou que ele foi baleado e levado para o Socorrão II, na área da Cidade Operária, onde veio a falecer. A motivação desse crime não foi revelada pela polícia.

O outro corpo foi de Joelson Pereira dos Santos, de 40 anos, que estava internado também no Socorrão II. Há informações que ele foi vítima de espancamento e a Polícia Civil está investigando o caso.

Saiba mais

O idoso Justino Silva, de 79 anos, morreu na noite de sexta-feira, 6, no Socorrão I, no centro. Segundo a polícia, ele na noite do dia 31 do mês passado foi golpeado durante um assalto, ocorrido no povoado Itaquaritiua, zona rural de Viana. Os acusados, Moisés Pinheiro dos Santos, de 19 anos; e Adailson Perreira dos Santos, de 21 anos, foram mortos por populares. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.