Estado Maior

Cadê a consciência?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O Estado já mostrou em mais de uma reportagem que “a vida como era antes da Covid-19” se mantém em muitos bairros de São Luís. Pessoas circulando em bares, lanchonetes, lojas de roupas... Sem a preocupação com o “fique em casa”. A Avenida Litorânea esteve lotada, como se a maioria da população estivesse em um merecido tempo de férias.

Diante da insistência – ou falta de consciência – de parte da população, passaram a valer, ontem, medidas mais restritivas para garantir o isolamento social e, assim, o achatamento da curva de contaminação do novo coronavírus.

Pelas redes sociais, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, publicou fotos da Rua Grande com comércio e pessoas passeando. O gestor deixou claro que não é permitida toda aquela movimentação e lembrou que a partir de agora multas serão aplicadas a estabelecimentos comerciais que não são essenciais e insistem em abrir as portas.

No fim de semana, foi preciso fechar as entradas e saídas da Avenida Litorânea.

E enquanto o poder público ressalta os alertas para o cumprimento de isolamento social, os números de casos da Covid-19 só aumentam. Até o fechamento desta coluna, 172 casos foram registrados. São mais de 140 casos positivos do vírus em somente uma semana, com quatro mortes já registradas. Mesmo assim, os maranhenses, em parte, decidiram manter vida normal em um cenário de exceção que já matou no mundo todo mais de 73 mil pessoas.

Endurecer
As medidas restritivas e sanções já tinham sido anunciadas pelo governador Flávio Dino (PCdoB) em entrevista coletiva, no fim da última semana.

O gestor lembrou que, se necessário, teria de usar a força policial para manter estabelecimentos comerciais fechados ou sanções como multas e suspensão de licença para funcionar.

Pelo visto, o governo estadual não terá outra saída senão endurecer para quem insistir em descumprir o que foi decretado.

Novo decreto
Nas redes sociais, Flávio Dino já adiantou que nesta semana haverá a edição de um novo decreto. A ideia seria reduzir as restrições, principalmente, as comerciais.

No entanto, pelos números mais recentes, o governador poderá fazer o contrário: aumentar as restrições.

Por enquanto, o que não deverá mudar é a suspensão das aulas até o próximo dia 26. O decreto sobre o funcionamento do comércio tem validade até dia 12 deste mês.

Em casa
A campanha do “fique em casa” foi feita ontem pela ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB).

Nas redes sociais, ela lembrou a importância do isolamento social para combater a proliferação do vírus.

“Vamos todos ficar em casa de quarentena! Cuidando de nossa saúde e nossa vida, o mais importante”, escreveu a emedebista.

Apoio
Na mesma postagem, a ex-governadora manifestou apoio ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Não ficou claro se Roseana Sarney manifestou o apoio ao ministro diante da possibilidade de demissão, que foi um dos principais assuntos da tarde e noite de ontem.

Ou então, se a ex-governadora apoia Mandetta na defesa do isolamento social, apesar da posição contrária do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Nada de envio
A pedido do Ministério Público Eleitoral, a Justiça determinou, em caráter liminar, aos Correios de São Luís, que se abstenha de encaminhar uma revista de propaganda do deputado estadual Duarte Júnior.

Proposta pela promotora eleitoral Moema Pereira, a Representação Eleitoral apontou indícios, no referido material, de propaganda eleitoral antecipada, prática vedada pela legislação.

A decisão foi assinada pelo juiz Douglas Amorim, que entendeu que o parlamentar não deva enviar a revista até o julgamento do mérito da questão.

DE OLHO

1.218 casos AINDA SOB suspeita de contaminação pelo novo coronavírus no Maranhão. Devido ao número, o governo tem trabalhado com a projeção de uma quantidade maior de pessoas infectadas no estado.

TJ remoto
O Tribunal de Justiça do Maranhão vai começar a fazer sessões por videoconferência conforme resolução do presidente do TJ, desembargador José Joaquim Figueiredo.

A partir de hoje, os membros da Corte já poderão fazer sessões ordinárias ou extraordinárias para análise de processos que tramitam na Casa.

Os advogados que forem participar das sessões também deverão atuar por videoconferência, por meio de aplicativo disponibilizado pelo Poder Judiciário.

E MAIS

• Um outro ato da presidência do TJ suspendeu despesas de pessoal do âmbito do Poder Judiciário estadual pelo prazo de 15 dias.

•Pela determinação, estão suspensas, pelo prazo de 15 dias, a realização das seguintes despesas de pessoal: pagamentos de abono pecuniário (20 dias de férias) e pagamento de indenização de férias e conversão em pecúnia de licenças-prêmio de ativos.

• Apesar da crise, o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), disse que não haverá atraso no pagamento da folha de pessoal do município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.