Semana Santa

Domingo de Ramos em tempos de isolamento social

Missa online, comunhão em drive thur e bênção de ramos de porta em porta foram algumas ações que tornaram o início da Semana Santa diferente em tempos de pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Paróquia Santa Paulina,no Residencial Pinheiros, realizou a Comunhão em sistema drive thru
Paróquia Santa Paulina,no Residencial Pinheiros, realizou a Comunhão em sistema drive thru (comunhão)

São Luís - Os católicos tiveram um Domingo de Ramos diferente este ano. Ritual que inicia as celebrações da Semana Santa, as missas foram celebradas em diversas igrejas da capital, desta vez sem a presença dos fiéis que puderam acompanhar por meio de canais na internet. A medida obedece a um decreto arquidiocesano que autorizou a ação como forma de evitar aglomerações e, assim, minimizar a proliferação do novo coronavírus. Outras ações foram a Comunhão em sistema drive thur e benção de ramos de porta em porta.

Muitos fiéis que não puderam comparecer às igrejas devido ao isolamento social, acataram à sugestão de muitas paróquias de adornar as entradas de suas casas com os ramos verdes que tradicionalmente é levado para a missa do Domingo de Ramos.

Este foi o caso de Cynara Carvalho Ferreira e sua família que acompanhou a missa por uma das redes sociais da Arquidiocese de São Luís. Ela, que mora no Residencial Quintas do Sol II, Recanto Fialho, diz que a pandemia é um momento de fortalecimento da fé. “Nesse momento de pandemia, em que não podemos estar presencialmente na igreja, resolvi enfeitar a entrada da minha casa com um ramo dando passagem a Jesus Cristo”, disse ela. A mesma atitude teve Iva Lopes, moradora da Rua Cândido Ribeiro, Centro, que também enfeitou com ramos a janela de sua residência.

Moradora da Cohab, Graça Lessa, decidiu seguir a orientação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que preconiza que os católicos mesmo não indo às igrejas, possam celebrar a Semana Santa dentro de casa. “Todos os anos eu e minha família vamos à Missa de Ramos. É uma tradição que vem há anos, desde a infância. Para mim participar mesmo em casa é manter a tradição e professar minha fé como cristã e participante da igreja”, conta ela que é integrante da comunidade Nossa Senhor das Graças.

Na manhã de ontem, os freis e diáconos da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, passaram nas ruas e na porta das casas benzeram os ramos. Já na Paróquia Santa Paulina, Residencial Pinheiros, além da missa online, foi realizada a Comunhão em sistema drive thru, no qual os fiéis passavam de carro em frente à igreja e, sem descer, recebiam a hóstia. Tudo para evitar aglomeração e prevenir contágio por coronavírus.

Igreja da Sé

Na Igreja da Sé, a celebração foi conduzida pelo padre Roney Carvalho que explicou que anteriormente haviam duas celebrações sendo uma da entrada do Senhor em Jerusalém e a celebração da Paixão que, posteriormente, foram unificadas no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. “Este momento se associa a cruz ao ramo. O momento da alegria, acolhida de Jesus em Jerusalém simbolizada pelo ramo e o momento da cruz que vimos e ouvimos no evangelho dentro da celebração”, observa o pároco.

O sacerdote lembra ainda ser este um momento muito significativo porque relembra o Deus que doa a vida pela humanidade. “Já é uma antecipação da Sexta-feira Santa. É sempre uma lembrança da cruz que vai gerar a ressurreição. Este ano, celebramos de forma atípica este momento e o que podemos afirmar é que esta situação veio renovar a nossa fé, que é feita de muitos símbolos e significados como muitas coisas que nos direciona para Deus, inclusive estar em comunidade”, diz o padre.

“Com esta situação de não poder estar junto das pessoas não podermos estar dentro da igreja celebrado, nos chama a fortalecer a nossa fé, continuar sendo igreja mesmo não podendo estar dentro do prédio, já que sabemos que assim se iniciou a igreja, com a família, em reuniões nas casas e nas praças, com o partir do pão e outras coisas bonitas. Então, isto só fortalece nossa fé e pedimos a Deus que nos dê a fé perseverante com o coração voltado para o senhor que não nos abandona em hipótese nenhuma” completa o padre Roney Carvalho.

Semana Santa

Incentivados pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário, e acompanhados pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Esmeraldo Barreto, os padres Jadson Borba e Flávio Colins, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Nazaré, bairro Cohatrac, elaboraram roteiro celebrativo nomeado Semana Santa Missionária em Família.

O roteiro inicia com a celebração do Domingo de Ramos, traz textos para a segunda, terça e quarta da Semana Santa e apresenta celebrações para o Tríduo Pascal: Quinta-Feira e Sexta-Feira Santas e Vigília Pascal. O roteiro encerra com o Domingo da Páscoa.

Segundo o arcebispo, os textos são sugestões para bem celebrar a Semana Santa em família. "Não deixaremos de celebrá-la, mas, ao contrário, esperamos que seja vivida profundamente nos lares", explicou. O roteiro está disponível para ser baixado no site da Arquidiocese.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.