Estado Maior

Composição partidária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Os movimentos para as eleições municipais estão mais tímidos (ou escondidos) desde o início da crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Em São Luís, os pré-candidatos a prefeito ainda buscam fechar alianças.

Como parte da extensa negociação, os partidos e seus pré-candidato ao Palácio La Ravadière fazem contas e disputam nome por nome na Câmara Municipal de São Luís.

E após o período máximo de filiação - que foi no último dia 4 - a composição partidária no Legislativo Municipal mostrou três partidos disputando a maior bancada da Casa.

PCdoB, PDT e DEM ficaram com cinco vereadores cada. O que mais cresceu foi o Democratas. Saiu de um para cinco vereadores. Os comunistas tinham dois vereadores, após o dia 4 de abril, o partido conseguiu mais três nomes.

O PDT já tinha uma bancada de destaque com quatro parlamentares e na disputa pelos vereadores, conseguiu mais um.

E em uma eleição sem coligação, os partidos organizaram seus quadros para ter, cada um, 47 candidatos. E as três maiores legendas agora da Câmara querem reunir, no mínimo, 70 mil votos para aumentar a bancada que agora estão.


Outra bancada

O Podemos, do pré-candidato a prefeito de São Luís Eduardo Braide, fechou com quatro vereadores que buscam a reeleição.

Além desses membros do partido, Braide tem o apoio declarado do PSD, ficando assim a aliança com mais um vereador: Cezar Bombeiro.

E dentro das somas, divisões e subtrações, o PCdoB e o Podemos têm a previsão de ter as maiores bancadas da Câmara Municipal na próxima legislatura.


Os menores

Sete partidos ficaram com apenas um vereador em seus quadros após o fim do período para coligações.

O PRTB, que tinha cinco vereadores, ficou somente com um. O PTC deixou de ter dois e ficou com um.

Republicanos, PT, Avante e PMB também têm um parlamentar. Somente o PSDB que perdeu nome na Casa e ficou sem qualquer tucano no legislativo.


Opinião

Os partidos, os vereadores e outros postulantes a mandato eletivo estão seguindo a programação da Justiça Eleitoral, mas não desconsideram que as eleições de 2020 possam ser adiadas.

Essa é a opinião do vereador Marquinhos Silva (DEM), um dos únicos vereadores de São Luís a comentar sobre a possibilidade.

Marquinhos acredita que com o foco de todos no combate ao novo coronavírus, o mais sensato seria adiar o pleito. “Não há um ambiente propício para uma campanha. Temos que nos voltar para combater a pandemia”, disse o democrata.

Bateu...

O governador Flávio Dino (PCdoB) foi criticado nas redes sociais pelo General Heleno, um dos nomes fortes do governo de Jair Bolsonaro.

O general respondeu a crítica do governador de que as mais de 400 mortes pela Covid-19 têm como culpado o presidente da República.

Pelo que disse o comunista, Heleno o classificou de sonso, insensível, alienado e insensato.


... Levou

Mas as críticas o ministro do Gabinete Militar de Bolsonaro não ficou sem resposta do governador do Maranhão.

Flávio Dino reafirmou que as mortes estão “na porta do seu capitão” e pediu ajuda do general.

“Tente ajudar. O Brasil está precisando. Não quero crer que o senhor seja alienado, sonso, insensível e insensato”, disse Dino a Heleno.


De olho

47 é o número máximo de candidatos que cada partido pode ter na chapa para a disputa pela Câmara Municipal de São Luís.


Foi o jeito

O governo estadual decidiu proibir a passagem de pessoas na Avenida Litorânea como forma de evitar aglomeração de pessoas no local devido à Covid-19.

As entradas para o local foram fechadas no início da manhã de ontem pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e também pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

A ação se tornou pública por meio de publicação em redes sociais do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. O gestor disse que “foi o jeito” fechar a entrada da avenida.


E mais

- Militares do Exército Brasileiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, vão fazer a higienização de instalações de saúde da capital.

- Com a finalidade de contribuir para um ambiente ainda mais protegido aos cidadãos maranhenses, o 24° BIS realizará, hoje, a higienização das áreas externas do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança).

- Entre os novos filiados do PDT está o ex-vereador Fábio Câmara, que após anos criticando o prefeito de São Luís e seu partido, agora é correligionário de Edivaldo Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.